A forma e a mise-en-scène: uma análise de Trois Couleurs: Bleu (1993), de Krzysztof Kieślowski
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho possui como tema de pesquisa a visualidade de Trois couleurs: Bleu (1993), parte que abre a trilogia das cores do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, e o modo como visualidade e narrativa estão interligados na sua forma fílmica. Para a construção do método de estudo, foi necessário, de início, buscar uma maior compreensão acerca de análises fílmicas e sobre como proceder em relação às mesmas, para posteriormente definir como as análises seriam aplicadas. Com base nos apont ...
O presente trabalho possui como tema de pesquisa a visualidade de Trois couleurs: Bleu (1993), parte que abre a trilogia das cores do diretor polonês Krzysztof Kieślowski, e o modo como visualidade e narrativa estão interligados na sua forma fílmica. Para a construção do método de estudo, foi necessário, de início, buscar uma maior compreensão acerca de análises fílmicas e sobre como proceder em relação às mesmas, para posteriormente definir como as análises seriam aplicadas. Com base nos apontamentos de autores como Vanoye e Goliot-Lété (1994) e Aumont e Marie (2004), se operacionalizou a decomposição do filme Trois Couleurs: Bleu, por meio da seleção de cenas que se destacaram pelo seu potencial de análise, quando observadas sob a ótica de um espectador-desejante. Como próximo passo, foi necessário estabelecer nortes teóricos para aplicar às análises e, para tanto, realizou-se uma busca por métodos e conceitos pré-existentes, optando-se por utilizar as concepções de forma fílmica e os aspectos de mise-en-scène desenvolvidos pelos autores Bordwell e Thompson, na obra intitulada Arte no Cinema: uma introdução (2013). A partir disso, a análise se deu por meio da aplicação dos cinco princípios da forma fílmica: função, similaridade/repetição, diferença/variação e unidade. E pelo enfoque em três dos quatro aspectos da mise-en-scène propostos: cenários, iluminação e encenação. Ao final desta pesquisa, foi possível entender melhor a forma fílmica do diretor como também perceber a motivação narrativa dos recursos estudados. ...
Abstract
The present work has as a research theme the visuality of Trois couleurs: Bleu (1993), part that opens the trilogy of the colors of Polish director Krzysztof Kieślowski, and how visuality and narrative are interconnected in their film form. For the construction of the study method, it was necessary, at the beginning, to obtain a greater understanding about film analysis and how to proceed in relation to the same, to later define how the analyzes would be applied. Based on the notes of authors s ...
The present work has as a research theme the visuality of Trois couleurs: Bleu (1993), part that opens the trilogy of the colors of Polish director Krzysztof Kieślowski, and how visuality and narrative are interconnected in their film form. For the construction of the study method, it was necessary, at the beginning, to obtain a greater understanding about film analysis and how to proceed in relation to the same, to later define how the analyzes would be applied. Based on the notes of authors such as Vanoye and Goliot-Lété (1994) and Aumont and Marie (2004), the decomposition of the film Trois Couleurs: Bleu was done by selecting scenes that stood out for their analysis potential, when observed from the perspective of a spectator-wisher. As a next step, it was necessary to establish theoretical norms to apply to the analyzes and, for that, a search was made for pre-existing methods and concepts, choosing to use the conceptions of film form and aspects of mise-en-scène developed by the authors Bordwell and Thompson, in the work entitled Art in the Cinema: an introduction (2013). From this, the analysis took place through the application of the five principles of the film form: function, similarity / repetition, difference / variation and unity. And by focusing on three of the four aspects of mise-en-scène proposed: scenarios, lighting and staging. At the end of this research, it was possible to better understand the director's film form as well as to understand the narrative motivation of the studied resources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1829)
Este item está licenciado na Creative Commons License