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dc.contributor.advisorLasta, Elisangelapt_BR
dc.contributor.authorPiccoli, Clara Garnier Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:10:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190027pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar as transformações transmidiáticas que os memes da Internet recebem em virtude das suas características e da cultura participativa. Sobre o referencial teórico, no primeiro momento, são abordados conceitos que nos levam a entender o processo de produção coletiva, compartilhamento e convergência de mídia, apresentados por Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) e Green (2014), além dos conceitos de narrativas e contextos estudados por Martino (2014), Gosciola (2012) e Recuero (2012). Logo após, é apresentado o fenômeno dos memes desde sua origem até sua contextualização no ambiente digital, juntamente com a apresentação das redes sociais em que eles mais aparecem, sendo elas o Twitter, YouTube e Facebook. Ainda neste capítulo, é apresentada uma separação dos memes em cinco categorias juntamente com características específicas para cada meme posteriormente analisado. Tal base teórica, nesta etapa, é feita através das pesquisas de Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) e Recuero (2009a; 2009b). Como estratégia metodológica, partimos de uma análise mediada por computador, com foco em uma observação encoberta e não participativa apresentada por Johnson (2010). A partir dessa observação, são expostos os cinco memes selecionados, desde a sua origem até as transformações mais curiosas que podem ser encontradas dentro e fora da Internet. Como resultado, pode-se apontar que a grande possibilidade que a Internet oferece para a produção conjunta de conteúdos amadores e profissionais gera, cada vez mais, produtos transmídias, visibilidade e boa receptividade dos indivíduos para com o fenômeno dos memes, fazendo assim, com que eles de alguma forma perpetuem-se.pt
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the transmedia transformations that Internet memes receive by virtue of their characteristics and of the participatory culture. Regarding the theoretical reference, first off, the concepts approached help us understand the process of collective production, sharing and media convergence, presented by Jenkins (2009; 2014), Shirky (2011), Ford (2014) and Green (2014), as well as the concepts of narrative and context studied by Martino (2014), Gosciola (2012) and Recuero (2012). Afterwards the phenomenon of memes is introduced since its origin, until its contextualization in the digital environment, paired with the introduction of the social medias they show up on the most, being those Twitter, YouTube and Facebook. Still in this chapter, a division of the memes is introduced separating them into five categories accompanied by specific characteristics for each meme previously analyzed. The theoretical basis, at this stage, is done through researches from Dawkins (2001), Blackmore (1999; 2002), Shifman (2014), Neta (2016) and Recuero (2009a; 2009b). As the methodological strategy, we begin with an analysis mediated with a computer, focusing on a covert and non-participatory observation introduced by Johnson (2010). From this observation, the five selected memes are exposed from their origin until the most curious transformations that can be found in and out of the Internet. As a result, it’s possible to point out that the great possibility the Internet provides to the collective production of amateur and professional content creates, more and more, transmedia products, visibility and good receptivity of individuals towards the phenomenon of memes, thus somehow making them perpetuate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransmediaen
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectCulture of the Convergenceen
dc.subjectParticipatory Cultureen
dc.title"Segura essa transformação, mon amour": análise sobre memes transmídias da Internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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