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dc.contributor.authorCompagnon, Milene dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189882pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é investigar de que forma as professoras de educação infantil produzem suas memórias de infância, problematizando a relação entre memória e narração, memória e constituição de si mesmo. O suporte teórico do trabalho se baseia na abordagem foucaultiana sobre o conceito de narrativa de si e, ainda, na discussão sobre aquele de memória, a partir de Benjamin. Metodologicamente, a pesquisa contou com a participação de cinco professoras de uma escola municipal de Novo Hamburgo (RS) e as convidou a traçar suas memórias de infância por meio de entrevistas e de uma composição escrita. A análise contemplou duas discussões: 1) a de que as memórias emergem menos como “recuperação” imediata do vivido e mais como criação de nós mesmos; 2) a de que, na tentativa de narrar nossas infâncias, são nossos pressupostos docentes que, muitas vezes, nos servem de lentes para olharmos para nossa história.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 99-118pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleMemórias (d)e infância : nos rastros da narrativa, a produção de si mesmopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001091315pt_BR


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