O tempo dos bebês na rotina da creche
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Data
2017Tipo
Resumo
O presente artigo apresenta parte do trabalho de pesquisa que teve como tema os bebês na instituição de educação infantil, realizado em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, focando na relação do tempo dos bebês e o tempo dos adultos no cotidiano da escola. Os principais autores que embasaram esta investigação foram Barbosa (2006), Ostetto (2012a, 2012b) e Falk (2011). O estudo constatou que os bebês falam, narrando com seus corpos e suas vozes, seus agrados e desagrados com os usos do ...
O presente artigo apresenta parte do trabalho de pesquisa que teve como tema os bebês na instituição de educação infantil, realizado em uma escola da rede municipal de Porto Alegre, focando na relação do tempo dos bebês e o tempo dos adultos no cotidiano da escola. Os principais autores que embasaram esta investigação foram Barbosa (2006), Ostetto (2012a, 2012b) e Falk (2011). O estudo constatou que os bebês falam, narrando com seus corpos e suas vozes, seus agrados e desagrados com os usos do tempo na rotina, porém é preciso estarmos atentos às suas expressões, a esta linguagem não verbal. É possível afirmar que bebês e adultos vivem tempos diferentes: enquanto estes vivem um tempo cronometrado, marcado no relógio, o Chronos, os bebês vivem o tempo do inesperado, do acaso, a intensidade do momento se abre para a descoberta, o Kairós. ...
Contido em
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 83-98
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