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dc.contributor.authorKoehler, Lêda Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-03-30T04:23:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189844pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda as funções sociopolítica e pedagógica da educação infantil determinadas pelas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009b). Os dados foram coletados em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Novo Hamburgo (RS), com uma abordagem qualitativa de pesquisa em Educação, configurando um estudo de caso no qual foram entrevistados três segmentos da comunidade escolar. O estudo considerou a legislação e os documentos normativos nacionais que estabelecem o direito a esta etapa da educação para as crianças pequenas, utilizando, para o aprofundamento teórico, os aportes de Barbosa (2009), Oliveira (2010) e Rosemberg (2003), entre outros que abordam a compreensão deste cotidiano. As análises apresentam algumas formas de efetivação destas funções nesta escola e evidenciam vários desafios que ainda precisam ser superados para a consolidação deste direito.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. P. 49-66pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA função sociopolítica e pedagógica da educação infantilpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001091198pt_BR


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