Bibliotecas e makerspaces : um espaço de colaboração e criação
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) identifica experiências e caracteriza o movimento maker expressando sua concepção através de espaços de criação e inovação nas bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Com isso busca caracterizar os espaços chamados makerspaces que investem em tecnologia, criatividade, colaboração e dessa forma tem influenciado bibliotecários e usuários a ressignificar a função social e educativa nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Como metodologia, caracteriza-se como um estudo exploratório e como delineamento, utiliza a pesquisa bibliográfica. Para análise dos dados, utiliza a análise de conteúdo, a partir das recentes publicações da área da Ciência da Informação. Conclui-se que os valores do movimento maker estimulam a criatividade, imaginação, autonomia e busca pelo conhecimento. Logo, a oferta de makerspaces são um serviço possível na biblioteca e que atrai mais usuários e aproxima bibliotecários engajados em promover ações de forma criativa e significativas para as bibliotecas escolares, públicas e universitárias e suas comunidades. ...
Abstract
This monograph describes the maker movement identifies related experiences by conceptualizing the movement through spaces for creation and innovation in school, public, and university libraries. It discusses the so-called makerspaces that invest in technology, creativity and collaboration, and have thus influenced librarians and users to give new meaning to the social and educational function of the services provided by libraries. Methodologically, this is an exploratory study based on a litera ...
This monograph describes the maker movement identifies related experiences by conceptualizing the movement through spaces for creation and innovation in school, public, and university libraries. It discusses the so-called makerspaces that invest in technology, creativity and collaboration, and have thus influenced librarians and users to give new meaning to the social and educational function of the services provided by libraries. Methodologically, this is an exploratory study based on a literature review, using content analysis techniques to analyze the data from recent Information Sciences publications. It concludes that the values of the maker movement foster creativity, imagination, autonomy and the pursuit of knowledge. Therefore, makerspaces represent one possible service that libraries could provide to its users to increase their numbers, bringing in engaged librarians to promote meaningful, creative actions for school, public and university libraries, as well as their communities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (800)
Este item está licenciado na Creative Commons License