Vantagem competitiva : a imagem da marca como fonte de diferenciação
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de identificar as principais características dos consumidores de cosméticos situados na Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, objetivou salientar os parâmetros adotados por eles no momento da escolha entre as distintas opções de produtos, bem como as características de personalidade de suas marcas de cosméticos preferidas, de modo que fosse possível obter atributos úteis para a elaboração de uma estratégia de posicionamento – para os ...
O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de identificar as principais características dos consumidores de cosméticos situados na Região Metropolitana de Porto Alegre. Além disso, objetivou salientar os parâmetros adotados por eles no momento da escolha entre as distintas opções de produtos, bem como as características de personalidade de suas marcas de cosméticos preferidas, de modo que fosse possível obter atributos úteis para a elaboração de uma estratégia de posicionamento – para os cosméticos com marca própria da LT Distribuidora – galgada na diferenciação da imagem da marca. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas: a primeira exploratória de natureza qualitativa, e a segunda conclusiva de caráter descritivo. A análise dos resultados permitiu identificar que os indivíduos entrevistados valorizam sobremaneira sua aparência, bem como se preocupam com a opinião alheia a respeito de suas imagens. Ademais, ficou evidente que esses consumidores preferem marcas tradicionais de cosméticos, contudo, não acreditam que a qualidade esteja atrelada somente aos artigos desenvolvidos por fabricantes expoentes, nem que seja sinalizada por meio do preço cobrado – muito embora evitem adquirir as marcas mais baratas. Além disso, foi comprovada que a recompra ocorre muito em função da praticidade (compra da marca anterior sem dar muita importância ao assunto), bem como em decorrência da satisfação com o produto. Finalmente, o trabalho apresenta algumas sugestões para conferir maior efetividade às ações de posicionamento da empresa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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