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dc.contributor.advisorOliveira, Cristiane Sardin Padilla dept_BR
dc.contributor.authorVerdum, Uildervampt_BR
dc.date.accessioned2019-03-15T02:28:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189346pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma aproximação do conteúdo de Gestão de Pessoas dentro à construção civil, por meio de uma análise de Qualidade de Vida no Trabalho. Apresentam-se incialmente os objetivos e limitações condicionantes do estudo, deixando claro o direcionamento conceitual da pesquisa. Este trabalho carrega em seu desenvolvimento o diagnóstico da relação entre os funcionários e uma empresa atuante no ramo de instalações elétricas e hidráulicas. Esta pesquisa confere ao profissional de engenharia civil (atuante como gestor de pessoas) conhecimento gerais sobre os anseios de colaboradores, ao que tange suas existências no meio de trabalho, elucidando alguns aspectos importantes à gestão do pessoal. Através do referencial teórico, pode-se verificar as principais necessidades que um estudo sobre Qualidade de Vida no Trabalho precisa abordar em sua análise, juntamente a uma explanação da evolução científica desta temática, descrevendo os modelos desenvolvidos pelos principais autores presentes na literatura consultada. Partindo-se desse referencial, adotou-se como metodologia de avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho, o instrumento TQWL – 42, desenvolvido por Pedroso e Pillati, (2012). Ao se dispor dessa ferramenta avaliativa, foi possível aplicar o questionário à uma amostra de 21 colaboradores de uma empresa prestadora de serviços de instalações (elétricas e hidráulica) atuante em obras de edificações. Após a efetivação das entrevistas (coleta de respostas ao questionário instrumental) realizou-se a análise estatística dos índices atribuídos a cada pergunta, compreendidos por uma escala de 1 a 5, traçando-se, por conseguinte, os escores alusivos aos fatores presentes no instrumento como categorizadores de Qualidade de Vida no Trabalho. Por fim, pode-se, então, avaliar esses escores, estabelecendo um diagnóstico sobre aqueles pontos qualificados como mais críticos, seguindo-se, então, para um apontamento de possíveis ações corretivas, que mediante suas implementações na prática, possivelmente acarretariam em uma melhora significativa na qualidade de vida laboral desses colaboradores, aumentando positivamente os resultados organizacionais. Intenta-se que ao se fazer posse desses resultados, o profissional de engenharia, interessado em atuar de forma adequada como gestor de pessoas, possa elaborar uma forma eficaz de tratar e regimentar sua conduta de trabalho, atento aos anseios dos trabalhadores.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleGestão de pessoas na construção civil : análise da qualidade de vida no trabalho, através de um estudo de caso em serviços de engenharia de instalaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.identifier.nrb001087556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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