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dc.contributor.authorBueno, Alessandra Xavierpt_BR
dc.contributor.authorBossle, Cibele Biehlpt_BR
dc.contributor.authorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.date.accessioned2019-03-08T02:31:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1415-4676pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189270pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata de analisar a incompatibilidade dos códigos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da Educação Física na saúde inseridos em 2008 nas portarias de implanta-ção dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como a criação, por parte do Mi-nistério da Saúde (MS), do código da CBO provisório em 2013. Consiste em pesquisa qualita-tiva realizada através de análise de documentos do Ministério do Trabalho, MS e Conselho Federal de Educação Física. O estudo identificou uma desconexão entre a nomenclatura das ocupações atribuídas à Educação Física, a limitação da atuação no serviço de saúde em pauta e o impacto positivo do código provisório publicado pelo Ministério da Saúde em 2013.pt
dc.description.abstractThis article discusses the incompatibility of codes in the Brazilian Classification of Occupa-tions (CBO) for Physical Education professionals on health field incorporated on documents of Unified Health System‟s Family Health Centers (NASF) by Brazilian Ministry of Health as well as the establishment of a provisional code of CBO in 2013. It is a qualitative study con-ducted through analysis of documents of the Ministry of Labor, the Ministry of Health, and the Federal Council of Physical Education. The study found a mismatch between the occupation classification attributed to Physical Education, limited professional work by the aforementioned health service, and a positive impact of the provisional code published by the Min-istry of Health in 2013.en
dc.description.abstractEste artículo trata de analizar la incompatibilidad de los códigos de la Clasificación Brasileña de Ocupaciones (CBO) de la Educación Física en el campo de la salud insertados en 2008 en los documentos de implantación de los Núcleos de Apoyo a la Salud de la Familia (NASF), así como la creación por parte del Ministerio de Salud (MS) del código de la CBO provisional en 2013. Consiste en la investigación cualitativa mediante el análisis de los documentos del Ministerio de Trabajo, Ministerio de Salud y el Consejo Profesional de Educación Física. El estudio indentificó una desconexión entre la nomenclatura de las ocupaciones asignadas a la Educación Física, la prescripción de las acciones en el servicio de salud de que se trate y el impacto positivo del código provisional publicado por el ministerio de Salud de Brasil en 2013.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPensar a prática. Goiânia. Vol. 21, n.2 (abr./jun. 2018)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education and trainingen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subjectUnified health systemen
dc.subjectQualitative analysisen
dc.subjectAnálise qualitativapt_BR
dc.subjectHealth information systemsen
dc.subjectHealth occupationsen
dc.subjectEducación y entrenamiento físicoes
dc.subjectSistema único de saludes
dc.subjectAnálisis cualitativoes
dc.subjectSistemas de información en saludes
dc.subjectEmpleos en saludes
dc.titleA classificação brasileira de ocupações do profissional de educação física no SUS : da incompatibilidade à provisoriedade nos serviços públicos de saúdept_BR
dc.title.alternativeThe brazilian occupational classification system of physical education on brazilian health system : from incompatibility to provisional applicationen
dc.title.alternativeLa clasificación brasileña de empleos profesionales de educación física en el sistema único de salud de Brasil : de la incompatibilidad a la provisoriedad en los servicios públicos de saludes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085778pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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