O bilhete orientador de reescrita a serviço da interlocução no ensino de leitura e produção textual no contexto acadêmico de letras
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
Esta dissertação tem como objetivo relatar o trabalho de desenvolvimento da proficiência escrita através da reescrita guiada pelo bilhete orientador de reescrita no contexto acadêmico do curso de Letras, mais precisamente em uma disciplina de leitura e produção de textos, em uma universidade do sul do país. Objetiva-se, com o estudo apresentado, dar luz ao processo de ensino da escrita auxiliado pelos bilhetes orientadores, a fim de mostrar como esses bilhetes, na medida em que oportunizam a in ...
Esta dissertação tem como objetivo relatar o trabalho de desenvolvimento da proficiência escrita através da reescrita guiada pelo bilhete orientador de reescrita no contexto acadêmico do curso de Letras, mais precisamente em uma disciplina de leitura e produção de textos, em uma universidade do sul do país. Objetiva-se, com o estudo apresentado, dar luz ao processo de ensino da escrita auxiliado pelos bilhetes orientadores, a fim de mostrar como esses bilhetes, na medida em que oportunizam a interlocução entre leitor e autor, servem de apoio ao professor como método de ensino e ajudam o aluno a repensar seu texto. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa, que incluiu trabalho de campo para geração de dados através de observação participante e digitalização das versões dos textos produzidos pelos alunos da disciplina em questão e dos bilhetes orientadores escritos pela professora e pela monitora da disciplina. O trabalho de pesquisa aqui relatado fundamentou-se principalmente na teoria bakhtiniana que entende a língua como meio de interação social pelo seu viés dialógico e apresenta as noções de enunciado e gêneros do discurso (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014, 2015). Partindo disso, as demais teorias nas quais se apoiam este trabalho são as de língua como ação no mundo (CLARK, 2000), proficiência escrita e interlocução (SCHOFFEN, 2009), práticas de ensino da escrita baseadas na noção de gêneros do discurso e de interlocução (GERALDI, 1997; SCHOFFEN, 2009), as qualidades discursivas do texto (GUEDES, 2009), avaliação da escrita baseada na visão de gêneros do discurso e interlocução (RGS, 2009; SIMÕES et al, 2012; SCHLATTER E GARCEZ, 2012; DILLI, SCHOFFEN, SCHLATTER, 2012), e avaliação como uma forma de feedback e aprendizagem (SIMÕES et al, 2012; SCHLATTER E GARCEZ, 2012). Desse modo, atentamos a todo o processo de construção da proficiência escrita com base na reescrita de textos guiada pelos bilhetes buscando perceber “Como o bilhete orientador de reescrita ajuda no processo de construção da proficiência escrita?”. Por meio da análise dos dados gerados, constatamos que o entendimento da interlocução estabelecida na situação de produção do texto é peça fundamental no processo de desenvolvimento da produção escrita e que a interação professor-aluno/ leitor-autor oportuniza a compreensão da figura do interlocutor, melhorando as versões de reescrita e desenvolvendo a proficiência escrita. ...
Abstract
This dissertation aims to report on the development of written proficiency through rewriting guided by rewriting guiding notes in the academic context of the Language and Literature Teaching and Translation undergraduate degree, more precisely in a course of reading and writing in a university in the south of Brazil. The objective of this study is to give light to the teaching process of writing based on the rewriting guiding notes, to show how these notes, as far as they facilitate the interlo ...
This dissertation aims to report on the development of written proficiency through rewriting guided by rewriting guiding notes in the academic context of the Language and Literature Teaching and Translation undergraduate degree, more precisely in a course of reading and writing in a university in the south of Brazil. The objective of this study is to give light to the teaching process of writing based on the rewriting guiding notes, to show how these notes, as far as they facilitate the interlocution between reader and author, support the teacher as a teaching method and help the student to rethink their text. To do so, a qualitative interpretative research was conducted, which included fieldwork for data generation through participant observation and digitalization of the different versions of the texts written by the students and of the guiding notes written by the professor and by tutors of that course. The research work reported here was mainly based on the bakhtinian theory that understands language as a mean of social interaction by its dialogical aspect and presents the notions of enunciation and genres of discourse (BAKHTIN / VOLOCHINOV, 2014, 2015). From that, the other theories that support this work are language as action in the world (CLARK, 2000), written proficiency and interlocution (Schoffen, 2009), teaching writing practices based on the notion of discourse genres and interlocution (GERALDI, 1997; SCHOFFEN, 2009), the discursive qualities of the text (GUEDES, 2009), writing assessment based on the view of discourse and interlocution genres (RGS, 2009; SIMÕES et al., 2012, SCHLATTER AND GARCEZ, 2012 , DILLI, SCHOFFEN, SCHLATTER, 2012), and assessment as a device for feedback and learning (SIMÕES et al, 2012, SCHLATTER AND GARCEZ, 2012). Therefore, we look at the whole process of developing written proficiency based on rewriting texts guided by the notes to perceive "How do the rewriting guiding notes help in the process of developing written proficiency?". Through the analysis of the data generated in this research, we verified that the understanding of the interlocution established in the situation of production of the text is a fundamental part in the process of development of the written production and that the teacher-student/reader-author interaction facilitates the understanding of the figure of the interlocutor, improving the rewriting versions and developing written proficiency. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1771)
This item is licensed under a Creative Commons License