Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Maria Cristina Leandropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Alex Sander Silveira dept_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:37Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189231pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa procura compreender o funcionamento discursivo no humor, com base na Análise do Discurso francesa, inaugurada por Michel Pêcheux. Este percurso entende o humor não somente como uma organização linguística, mas na sua relação com a história e das formações do inconsciente. Para isso, analisa o acontecimento humorístico, que dispara o gatilho do riso, através de esquetes que fizeram a história do humor audiovisual brasileiro desde o surgimento da televisão. Para montagem do dispositivo analítico, utiliza o conceito de Significantes de Borda (LECOMTE, 2016 [1980]), para analisar a forma como a ideologia enfeixa os já ditos através da língua, para propor a construção de Trilhas Discursivas. O primeiro capítulo discute o funcionamento discursivo através do simulacro montado para o humor. O segundo capítulo relaciona o simulacro com o conceito de Acontecimento (PÊCHEUX, 2015[1983]) e procura mapear o momento em que surge o efeito humor. Já o terceiro analisa o funcionamento da paródia e da alegoria. O capítulo final se debruça sobre esquetes do programa Tá no Ar – A TV na TV, da Rede Globo, utilizando-os como materialidades discursivas que montam Trilhas Discursivas complexas com o atravessamento de diferentes constructos discursivos.pt
dc.description.abstractThe present research seeks to understand the discourse functioning in humor, based on the French Discourse Analysis, inaugurated by Michel Pêcheux. This course understands humor not only as a linguistic organization, but in its relation to the history and formations of the unconscious. For this, it analyzes the humorous event, which triggers the trigger of laughter, through sketches that have made the history of Brazilian audiovisual humor since the emergence of television. For assembling the analytical device, it uses the concept of Signifier of edge (LECOMTE, 2016 [1980]) to analyze how ideology fuses those already spoken through the language, to propose the construction of Discursive Tracks. The first chapter discusses the discursive functioning through the simulacrum set up for humor. The second chapter relates the simulacrum to the concept of Event (PÊCHEUX, 2015 [1983]) and seeks to map the moment when the humor effect arises. The third one analyzes the functioning of parody and allegory. The final chapter focuses on skits from Tá no Ar - TV on TV, from Rede Globo, using them as discursive materialities that set up Complex Discursive Tracks with the crossing of different discursive constructs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectSignifier of edgeen
dc.subjectDiscursive tracken
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectIdeologyen
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleA causa daquilo que gargalha : humor e discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples