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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorQuaresma, Bárbara Strohmpt_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189223pt_BR
dc.description.abstractO número cada vez mais elevado de automóveis nos grandes centros urbanos vem gerando diversos problemas de mobilidade, como congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição. Visando reduzir o impacto desses problemas, as cidades vêm adotando frequentemente políticas de incentivo ao uso do transporte coletivo. Para atender a demanda de transporte de grandes massas, o sistema metroferroviário é o mais indicado, sendo necessário um planejamento adequado do sistema, espaçamento entre as estações é uma característica fundamental do planejamento, a qual pode influenciar tanto na decisão do usuário sobre qual modal utilizar quanto na operação do transporte coletivo (tempo de viagem, capacidade horária, etc.). O principal objetivo deste trabalho é analisar o quanto os usuários do transporte metroferroviário de Porto Alegre e região metropolitana estariam dispostos a caminhar a mais para obter um serviço de melhor qualidade. Para tanto foi aplicado um questionário de Preferência Declarada onde, em cada questão, o entrevistado deveria escolher a situação de sua preferência frente a dois cenários apresentados. Para compor os cenários foram escolhidos seis atributos de acordo com a literatura e o contexto de aplicação, para modelar as situações foi feito uso de desenhos eficientes. Modelos de escolha discreta foram estimados e o cálculo dos trade-offs entre a distância caminhada e os demais atributos foi realizado a partir do cálculo do valor subjetivo de cada atributo. A característica de maior relevância se mostrou ser a lotação, pela qual os usuários estariam dispostos a caminhar 310,86 metros a mais para reduzir 1 pessoa por metro quadrado, os trade-offs para os demais atributos também confirmaram a hipótese de que as pessoas estariam dispostas a caminhar mais para obter uma melhora do serviço ofertado. Em relação ao intervalo entre trens, os resultados mostraram que os usuários estariam dispostos a caminhar mais 54,17 metros para cada minuto a menos de espera.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstudo sobre a disposição dos usuários a caminhar mais para obter uma melhor qualidade de serviço de transporte metroferroviáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087121pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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