A identidade vegana : um estudo exploratório baseado no “modelo unificado de identidade vegano” e na escala Simplificada de valores de schwartz
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar a identificação do perfil do consumidor vegano através do estudo exploratório associando a metodologia dos conceitos da Teoria de Valores de Schwartz e o Modelo Unificado de Identidade Vegetariana, adaptado para vegana. O perfil foi traçado a partir de uma pesquisa por aplicação de questionários online em grupos de consumidores veganos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, redes sociais em comunidades veganas e vegetarianas, e através de entrevistas n ...
O objetivo deste trabalho é verificar a identificação do perfil do consumidor vegano através do estudo exploratório associando a metodologia dos conceitos da Teoria de Valores de Schwartz e o Modelo Unificado de Identidade Vegetariana, adaptado para vegana. O perfil foi traçado a partir de uma pesquisa por aplicação de questionários online em grupos de consumidores veganos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, redes sociais em comunidades veganas e vegetarianas, e através de entrevistas na loja The Body Shop, marca inglesa de fragrâncias e cosméticos veganos). Sobre a identidade do consumidor vegano no Brasil buscouse traçar o perfil do consumidor para futuras implicações nas áreas de marketing e P&D de estabelecimentos que desejam fomentar e agregar valor em seus produtos direcionados ao público alvo vegano ou simpatizantes. Essa pesquisa é pioneira no Brasil, e esclareceu os seguintes aspectos: O perfil do consumidor vegano é majoritariamente relacionado às pessoas nascidas entre os anos de 1980 a 2000, as quais além de se preocuparem com o meio ambiente e o bem-estar do próximo em geral, são impulsionadas por valores de universalismo e benevolência Os indivíduos veganos acreditam que, ao optarem por este estilo de vida, estarão auxiliando a sociedade como um todo e isso gera um sentimento de realização pessoal, hedonismo, justiça, disciplina e moralidade. Outro ponto a destacar com relação ao perfil do consumidor vegano, é o envolvimento das pessoas nascidas também após o ano 2000, a chamada Geração Y. Esta, caracterizada pelo rápido acesso ao conteúdo digital e compartilhamento de informações, está sempre adepta a novos conceitos e estilos de vida. Frente a possibilidade de novas descobertas e experiências que podem ser vivenciadas através delas, opta por um desapego às tradições, sejam elas relacionadas a hábitos alimentares, socioculturais e/ou de estilo de vida. Através dos resultados da pesquisa, foi identificado que quanto maior o grau de envolvimento com o veganismo, maior a sua convicção e determinação (auto direção e motivação) em manter o estilo de vida vegano sob quaisquer circunstâncias, não consumindo, assim, nenhum produto ou alimento de origem animal. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Ingenierías (5789)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License