Ensino de história local e memórias silenciadas : o bairro África em Novo Hamburgo (RS)
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho gira em torno de uma intervenção pedagógica produzida para articular ensino de história local, memória e relações étnico-raciais de uma parte da região do Vale do Rio dos Sinos. As cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo tiveram suas histórias oficiais e memórias hegemônicas construídas majoritariamente em cima da figura do imigrante branco-alemão. No entanto, tem crescido nas últimas décadas pesquisas e trabalhos acadêmicos que problematizam essa perspectiva e essa narrativa, e q ...
Este trabalho gira em torno de uma intervenção pedagógica produzida para articular ensino de história local, memória e relações étnico-raciais de uma parte da região do Vale do Rio dos Sinos. As cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo tiveram suas histórias oficiais e memórias hegemônicas construídas majoritariamente em cima da figura do imigrante branco-alemão. No entanto, tem crescido nas últimas décadas pesquisas e trabalhos acadêmicos que problematizam essa perspectiva e essa narrativa, e que permitem a emergência de outros personagens, outros agentes históricos tão importantes quanto os vindos da Europa. Este trabalho vai tratar especificamente da presença africana e negra nessa região, utilizando como base a bibliografia mencionada, além de memórias silenciadas e de narrativas de velhos e velhas. O objetivo foi levar essa discussão e essas memórias para dentro da sala de aula da Educação Básica de Novo Hamburgo, para tentar perceber e analisar os tipos de manifestações das turmas em relação a essa outra abordagem sobre a história local. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (777)
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