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dc.contributor.authorFlores, Maria Luiza Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorDaniel, Camilapt_BR
dc.contributor.authorBonneau, Cátia Soarespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Mariane Vieirapt_BR
dc.contributor.authorFraga, Teresinha Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-02-20T02:38:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188979pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados parciais de investigação longitudinal quanti-qualitativa, cujo objetivo foi identificar as principais repercurssões da obrigatóriedade de matrícula escolar na pré-escola para a expansão da oferta de educação infantil, considerando a garantia dos padrões de qualidade existentes no Brasil. A metodologia da pesquisa envolveu a análise de dados demográficos e educacionais, monitorando sete municípios do Rio Grande do Sul (Brasil), selecionados em função da elevada demanda por vagas para a faixa etária de até cinco anos, incluindo a capital do estado e outras seis da região metropolitana. O estudo apresenta dados de um recorte referente ao período entre 2013 e 2017, com foco na dependência administrativa das matrículas, colocando em destaque a evolução das parcerias público-privadas (conveniamentos), umas das modalidades utilizadas para ampliação da cobertura. A literatura indica controle social frágil em relação ao uso do recurso público e riscos à qualidade da oferta em convênios onde o repasse de resursos municipais é insuficiente, prejudicando o alcance dos parâmetros de qualidade. Os resultados indicam que todos os municípios fizeram uso de parcerias no período, havendo caso onde ocorre diferença de qualidade no atendimento entre as instituições públicas e as conveniadas.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 1, n.1 (2018), p. 19-38pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEvolução da oferta pré-escolar : movimentos da política de conveniamento em municípios do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084929pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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