Avaliação motora-oral e da deglutição infantil (AMORA DI) : validação de conteúdo
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Objetivo: Elaborar um instrumento para avaliação das habilidades motoras-orais e da deglutição na população pediátrica com dificuldade alimentar e validar seu conteúdo. Métodos: O instrumento, Avaliação Motora-Oral e da Deglutição Infantil (AMORA DI), foi desenvolvido tendo como base protocolos encontrados na literatura internacional e nacional, bem como a prática clínica. Para a validação de conteúdo do AMORA DI foram convidados 10 especialistas, fonoaudiólogos, na área de disfagia infantil. S ...
Objetivo: Elaborar um instrumento para avaliação das habilidades motoras-orais e da deglutição na população pediátrica com dificuldade alimentar e validar seu conteúdo. Métodos: O instrumento, Avaliação Motora-Oral e da Deglutição Infantil (AMORA DI), foi desenvolvido tendo como base protocolos encontrados na literatura internacional e nacional, bem como a prática clínica. Para a validação de conteúdo do AMORA DI foram convidados 10 especialistas, fonoaudiólogos, na área de disfagia infantil. Sua análise consistia em classificar os itens da avaliação como adequados ou inadequados, se o item fosse classificado como inadequado, havia a possibilidade de sugerir sua modificação ou sua exclusão do instrumento. A partir das respostas dos juízes foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo por Item (Content Validity Index by Item – CVI-I) e o Índice de Validade de Conteúdo do protocolo (Content Validity Index – CVI) (≥0,78; p=0,05). Após o instrumento finalizado, este foi aplicado em 50 crianças prematuras e nascidos a termo com alterações neurológicas e que realizaram procedimentos cirúrgicos em cavidade oral, com histórico de dificuldade alimentares, de ambos os sexos, atendidas no Ambulatório de Seguimento do Prematuro do Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). As avaliações foram gravadas, com o consentimento dos pais ou responsáveis. Essas gravações foram analisadas por um segundo observador, cegado, que aplicou o protocolo novamente. As duas aplicações foram comparadas com o objetivo de avaliar a concordância interobservador e intraobservador a partir da medida Kappa (≥0,70 - considerado boa concordância). O processo de validação seguiu as recomendações fornecidas pela Standards for Educational and Phychological Testing. Resultados: A partir da análise dos juízes, dois itens necessitaram de reformulação e apenas um item foi retirado da avaliação. O CVI do instrumento foi de 0,92 (p=0,05), as concordâncias interobservador e intraobservador foram classificadas como substanciais e excelentes, apresentaram resultados entre 0,66 a 1,00 (p< 0,001). A variável que apresentou menor valor (0,66) foi o engasgo com líquido fino, entretanto nas outras consistências ela apresentou concordância de 1,00. As demais variáveis apresentaram concordância a cima de 0,88. Conclusão: Aplicabilidade e consistência do AMORA DI foi classificada como substancial e perfeita na população pediátrica com dificuldades alimentares em acompanhamento no ambulatório de neonatologia. No entanto, necessita finalizar o processo de validação, no qual também será analisada a validade de critério. ...
Abstract
Objective: To develop an instrument for assessment of oral-motor skills and swallowing in pediatric patients with feeding difficulties and validate its content. Methods: The Assessment of Motor-Oral Abilities and Deglutition instrument for children (AMORA DI) was based on existing protocols published in the international and domestic literature, as well as on experience from clinical practice. Ten speech–language pathologists with experience in pediatric dysphagia were invited to participate in ...
Objective: To develop an instrument for assessment of oral-motor skills and swallowing in pediatric patients with feeding difficulties and validate its content. Methods: The Assessment of Motor-Oral Abilities and Deglutition instrument for children (AMORA DI) was based on existing protocols published in the international and domestic literature, as well as on experience from clinical practice. Ten speech–language pathologists with experience in pediatric dysphagia were invited to participate in content validation of the AMORA DI. The analysis consisted of classifying instrument items as appropriate or inappropriate. When an item was classified as inappropriate, raters could suggest modifications or recommend that it be excluded altogether. The raters’ responses were used to calculate the Content Validity Index by Item (CVI-I) and the overall Content Validity Index (CVI) for the protocol (≥0.78; p=0.05). Once the protocol was completed, it was administered to a sample of 50 preterm and full-term children of both sexes with neurological abnormalities who had undergone oral surgery and had a history of feeding difficulty. Children were recruited from the Outpatient Preterm Infant Follow-up Clinic at Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brazil. All assessments were recorded with the consent of parents or legal guardians. The recordings were then analyzed by a blinded observer, who administered the protocol again to the same sample. Both assessments were then compared to evaluate inter- and intraobserver agreement, using the kappa statistic (kappa ≥0.70 considered indicative of good agreement). The validation process followed the recommendations of the Standards for Educational and Psychological Testing. Results: According to rater analysis, two items required modification and one was excluded altogether. The CVI for the instrument as a whole was 0.92 (p=0.05). Both interobserver and intraobserver agreement were deemed substantial and excellent, ranging from 0.66 to 1.00 (p<0.001). The lowest agreement (0.66) was observed for the variable choking on thin fluids. For other consistencies, however, agreement was perfect (1.00). The other variables exhibited kappa coefficients >0.88. Conclusion: In a sample of children with feeding difficulties followed at an outpatient neonatology clinic, the applicability and consistency of the AMORA DI ranged from substantial to perfect. However, an analysis of criterion validity is still needed to complete the validation process and others steps towards validation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
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