Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:32:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0103-7307pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188761pt_BR
dc.description.abstractEste artigo examina as condições de normatização da política de cotas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visando a identificar os seus efeitos na ampliação do acesso para estudantes egressos de escolas públicas. No âmbito teórico-conceitual propõe uma noção de justiça social cuja amplitude incorpora a distribuição socioeconômica (classe) e o reconhecimento cultural (status). Analisa a construção da juridicidade da política de cotas como ampliação do direito à Educação Superior. Adota, como procedimento metodológico, a análise de conteúdo de fontes documentais que normatizam as cotas na Universidade. Infere que a institucionalização da política de ação afirmativa na UFRGS (cotas sociais) tem ampliado o acesso para egressos de escolas públicas, inclusive, aos seus cursos de graduação de perfil historicamente elitizado.pt_BR
dc.description.abstractThis study examines the conditions of regulation of the quota policy at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), aiming to identify its effects on expanding the access to the university for public school graduates. In a theoretical and conceptual scope, the study proposes a notion of social justice that embraces socioeconomic distribution (class) and cultural recognition (status). The article also analyzes the construction of the legality of the quota policy as the expansion of the right to higher education, and adopts, as its methodological procedure, the analysis of the content of documentary sources that regulate quotas in the University. The study concludes that the institutionalization of the affirmative action policy at UFRGS (social quotas) has expanded the access to the university for public school graduates, including the access to undergraduate courses with profiles that are, historically, elitist.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPro-posições. Campinas, SP. Vol. 29, n.3 (set./dez. 2018), p. 41-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectHigher education quotasen
dc.subjectPublic school graduatesen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectSocial justice, quota policy at UFRGSen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleCotas para o acesso de egressos de escolas públicas na educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeQuotas for the access of public school graduates to higher education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084981pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples