Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2019-02-14T02:32:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1982-0003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188753pt_BR
dc.description.abstractEste texto toma por base quase espelhada o trabalho apresentado em outubro de 2017, por ocasião do XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia. Reverbera, portanto, as linhas gerais que foram compartilhadas em meio ao Grupo de Trabalho “Ensino de Geografia”. Apresentado como “A ordem do discurso geoescolar”, trata-se de um projeto de trabalho que discute o ensino de Geografia como um discurso na linha proposta por Michel Foucault. Logo, ele funciona a partir de regras e normas. Mas esses regulamentos de ditos e escritos, que se mantêm vigorosamente nos últimos cem anos, não persiste por acaso: ele é resultado da produção de sujeitos neoliberal, que tem no Estado seu principal promotor. Nesse sentido, não é por mera coincidência que desde a primeira metade do século XX que as pedagogias ativas, as psicologias escolares e as metodologias participativas vêm dando as cartas no ensino Geografia. Elas ajudam, de fato, a forjar sujeitos empreendedores, consumidores, individualistas e empresários de si mesmos.pt_BR
dc.description.abstractThis text is based almost on the work presented in October 2017, on the occasion of the XII Meeting of the National Association of Postgraduate in Geography. It therefore revises the general lines that were shared in the context of the Geography Teaching Working Group. Presented as "The order of geo-scholling discourse", it is a work project that discusses the teaching of Geography as a discourse in the line proposed by Michel Foucault. Therefore, it works from rules and norms. But these regulations of sayings and writings, which have remained vigorously in the last hundred years, do not persist by chance: it is the result of the production of neoliberal subjects, who have in the State their main promoter. In this sense, it is not by mere coincidence that since the first half of the twentieth century that active pedagogies, school psychologies and participatory methodologies have been giving the letters in Geography teaching. They help, in fact, to forge entrepreneurial subjects, consumers, individualists and entrepreneurs of themselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara onde?, Porto Alegre. Vol. 10, n.1 (2018), p. 67-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSpeechen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectFoucaulten
dc.subjectNeoliberalismen
dc.titleA ordem do discurso geoescolar : investigação em cursopt_BR
dc.title.alternativeThe order of geoescolar speech: current researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001084973pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples