Formação inicial e condições de trabalho de professores de ciências da natureza : estudo de elementos relacionados à formação continuada
dc.contributor.author | Fonseca, Carlos Ventura | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Fabiane de Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T02:33:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8079 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188741 | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta deste artigo é descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu sete professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. As análises efetuadas revelaram aproximações e afastamentos entre visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas pertencentes aos respectivos cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresenta potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | # Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 6, n. 1 (jan./ jun. 2017), p. 1-16 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | Formação inicial e condições de trabalho de professores de ciências da natureza : estudo de elementos relacionados à formação continuada | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001065769 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
Artigos de Periódicos (39330)Ciências Humanas (6730)