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dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorRamos, Fabiane de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-02-13T02:33:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188741pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste artigo é descrever uma investigação qualitativa, caracterizada como estudo de casos múltiplos, que envolveu sete professores da área de Ciências da Natureza que atuam em uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Objetivou-se que esses movimentos de pesquisa fornecessem elementos considerados indicadores específicos para a construção de ações futuras de formação continuada. Tendo-se como referência a produção acadêmica contemporânea da área educacional e as diretrizes nacionais para as licenciaturas, foi construído e aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, utilizando-se análise de conteúdo como técnica interpretativa das respostas descritivas. As análises efetuadas revelaram aproximações e afastamentos entre visões dos sujeitos sobre as virtudes e fraquezas pertencentes aos respectivos cursos de formação inicial, bem como especificidades das condições de trabalho e do perfil profissional de cada docente que apresenta potencial para nortear, ainda que de modo parcial, o planejamento desejado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartof# Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia. Canoas (RS). Canoas (RS). Vol. 6, n. 1 (jan./ jun. 2017), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleFormação inicial e condições de trabalho de professores de ciências da natureza : estudo de elementos relacionados à formação continuadapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065769pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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