O dizer verdadeiro como prática discursiva na pedagogia do ator
dc.contributor.author | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T02:33:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8841 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188692 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto fricciona a noção de parrhesia e a Pedagogia do Ator. Apresenta-se o contexto discursivo, no qual as operações teóricas são empreendidas, e problematiza-se o conceito de parrhesia, dizer-verdadeiro, segundo a obra de Michel Foucault. Analisam-se os textos prescritivos para o ator, confrontando-os com o imperativo de dizer a verdade. Tal operação se realiza, a partir de uma indagação constituída num movimento reflexivo entre a Pedagogia do Ator e a noção de parrhesia. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text deals both with the notion of parrhesia and the Pedagogy of the Actor, opposing these two ideas. It presents the discursive context in which the theoretical operations are undertaken and problematizes the concept of parrhesia – truth-saying – according to the work of Michel Foucault. It analyses texts aimed at actors, confronting them with the imperative of telling the truth. This is carried out based on the questioning formed by reflexive movement between the Pedagogy of the Actor and the notion of parrhesia. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Moringa: artes do espetáculo. João Pessoa, UFPB, 2014. Vol. 5, n.1 (jan./jun. 2014), p. 13-27 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theatre | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Atores | pt_BR |
dc.subject | Truth | en |
dc.subject | Actor | en |
dc.title | O dizer verdadeiro como prática discursiva na pedagogia do ator | pt_BR |
dc.title.alternative | Truth-saying as a discursive practice in the pedagogy of the actor | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000921179 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Humanas (6795)