Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIcle, Gilbertopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T02:33:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2177-8841pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188692pt_BR
dc.description.abstractEste texto fricciona a noção de parrhesia e a Pedagogia do Ator. Apresenta-se o contexto discursivo, no qual as operações teóricas são empreendidas, e problematiza-se o conceito de parrhesia, dizer-verdadeiro, segundo a obra de Michel Foucault. Analisam-se os textos prescritivos para o ator, confrontando-os com o imperativo de dizer a verdade. Tal operação se realiza, a partir de uma indagação constituída num movimento reflexivo entre a Pedagogia do Ator e a noção de parrhesia.pt_BR
dc.description.abstractThis text deals both with the notion of parrhesia and the Pedagogy of the Actor, opposing these two ideas. It presents the discursive context in which the theoretical operations are undertaken and problematizes the concept of parrhesia – truth-saying – according to the work of Michel Foucault. It analyses texts aimed at actors, confronting them with the imperative of telling the truth. This is carried out based on the questioning formed by reflexive movement between the Pedagogy of the Actor and the notion of parrhesia.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMoringa: artes do espetáculo. João Pessoa, UFPB, 2014. Vol. 5, n.1 (jan./jun. 2014), p. 13-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatreen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectTruthen
dc.subjectActoren
dc.titleO dizer verdadeiro como prática discursiva na pedagogia do atorpt_BR
dc.title.alternativeTruth-saying as a discursive practice in the pedagogy of the actor en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000921179pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples