Impacto de um programa de atividades aquáticas no desenvolvimento motor de bebês
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O desenvolvimento dos bebês sofre influência de fatores ambientais. Em virtude disso, programas de intervenção motora precoce vêm crescendo nos últimos anos, dentre estes estão os programas de atividades aquáticas para bebês. Objetivos: a)Descrever, ao longo de seis meses, o desenvolvimento motor de bebês de 1 a 13 meses participantes de um programa de atividades; b) Comparar o desenvolvimento motor amplo e em diferentes posturas (prono, supino, sentado e em pé) de bebês participantes de um pro ...
O desenvolvimento dos bebês sofre influência de fatores ambientais. Em virtude disso, programas de intervenção motora precoce vêm crescendo nos últimos anos, dentre estes estão os programas de atividades aquáticas para bebês. Objetivos: a)Descrever, ao longo de seis meses, o desenvolvimento motor de bebês de 1 a 13 meses participantes de um programa de atividades; b) Comparar o desenvolvimento motor amplo e em diferentes posturas (prono, supino, sentado e em pé) de bebês participantes de um programa de atividades aquáticas com não participantes. Metodologia: um estudo longitudinal e comparativo, no qual os bebês foram avaliados a cada mês no período de seis meses e no qual foram realizadas comparações em desempenho. A amostra foi composta por 70 bebês (GE = 10 e GC = 60) entre 1 e 13 meses. O desenvolvimento motor das crianças foi avaliado utilizando-se a Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Resultados: ao longo das seis avaliações, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos nas posturas prono, supino e sentado. O GE obteve escores superiores ao GC na postura em pé desde a primeira até a quarta avaliação, porém, na quinta e sexta avaliações, a diferença entre os grupos nesta postura não foi significativa. O GE obteve valores percentílicos e de critério de categorização superiores ao GC nas avaliações, porém esta diferença não foi significativa na quarta avaliação. Conclusão: as atividades aquáticas parecem atuar de forma positiva sobre o desenvolvimento motor de bebês. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License