Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1676-2592pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188584pt_BR
dc.description.abstractO artigo é decorrente de uma pesquisa cujo objetivo foi problematizar as práticas de governamento docente veiculadas pelo discurso da pedagogia histórico-crítica presente em livros de formação de professores de Educação Infantil. A materialidade investigativa da pesquisa foi composta por um conjunto de livros que defendem o ensino de conteúdos emergentes de áreas do conhecimento para bebês e crianças pequenas, além de apresentarem uma crítica ao que nomeiam processo de desescolarização e fetichização da infância. Metodologicamente, a partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, dentre outros autores vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista, foi analisado como os livros que constituem o corpus investigativo, por meio da defesa de uma pedagogia histórico-crítica, regulam, organizam e divulgam modos considerados adequados de exercício da docência na Educação Infantil. Dessa forma, com base nas análises, foi descrita a arquitetura formativa dos livros, bem como problematizadas as táticas discursivas presentes nos textos, cujo intuito é a produção de formas de ser docente, através da universalização de um modelo de raciocínio pautado na escolarização precoce das crianças. Nesse sentido, o exercício analítico das práticas de governamento identificadas nos livros possibilitou discutir a naturalização dos enunciados constituintes do discurso da pedagogia histórico-crítica, evidenciando seus efeitos de verdade. Isso porque assumir a dimensão constitutiva da linguagem e enfrentar o desafio de questionar os efeitos de verdade dos discursos que operam no governamento da formação docente consistem em uma atitude ética na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThe article is the result of a research whose objective was to problematize the practices of governing teachers conveyed by the historical-critical pedagogy discourse present in teacher education books of Early Childhood Education. The research’s evidence was composed of a set of books that defend the teaching of emerging contents of knowledge areas for infants and young children, as well as present a critique of what they call the process of deschooling and fetishization of childhood. Methodologically, based on the contributions of the studies developed by Michel Foucault, among other authors linked to a post-structuralist perspective, we analyzed how the books that constitute the investigative corpus, through the defense of a historical-critical pedagogy, regulate, organize and spread modes considered suitable for teaching in Early Childhood Education. Thus, based on the analyses, the formative architecture of the books was described, and the discursive tactics present in the texts were problematized, whose purpose is the production of modes of being teachers, through the universalization of a model of reasoning based on the early schooling of children. In this sense, the analytical exercise of the governing practices identified in the books made it possible to discuss the naturalization of the assertions that constitute the historical-critical pedagogy discourse, evidencing its effects of truth. Accepting the constitutive dimension of language and facing the challenge of questioning the effects of truth of the discourses that operate in governing teacher education is an ethical stand nowadays.en
dc.description.abstractEl artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue problematizar prácticas de gobernamiento docente difundidas por el discurso de la pedagogía histórica crítica presente en libros de formación de profesores de Educación Infantil. La materialidad investigativa fue compuesta por libros que defienden la enseñanza de contenidos de las áreas del conocimiento para bebés y niños pequeños, además de presentar una crítica al proceso de desescolarización y fetichización de la infancia. Metodológicamente, tras las contribuciones de los estudios de Michel Foucault, y otros autores vinculados a una perspectiva postestructuralista, se analizó cómo los libros que constituyen el corpus investigativo, por medio de la defensa de una pedagogía histórica crítica, regulan, organizan y divulgan modos considerados adecuados de ejercicio de la docencia en la Educación Infantil. Así, con base en los análisis, se describió la arquitectura formativa de los libros y problematizaron las tácticas discursivas presentes en los textos, cuya intención es producir formas de docencia, a través de la universalización de un modelo de raciocinio pautado en la escolarización precoz de los niños. En este sentido, el ejercicio analítico de las prácticas de gobernamiento identificadas en los libros posibilitó discutir la naturalización de enunciados constituyentes del discurso de la pedagogía histórica crítica, evidenciando sus efectos de verdad. Esto porque asumir la dimensión constitutiva del lenguaje y enfrentar el reto de cuestionar los efectos de verdad de los discursos que operan en el gobernamiento de la formación docente consiste en una actitud ética en la actualidad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBooken
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectLivropt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducación infantiles
dc.subjectLibroes
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectDiscursoes
dc.subjectDocenciaes
dc.titlePráticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discursopt_BR
dc.title.alternativeGoverning practices in educational books for early childhood education teachers : sensitivity, dispositions and awareness in discourseen
dc.title.alternativePrácticas de gobernamiento en libros de formación de profesores de educación infantil : sensibilidades, disposiciones y concienciaciones en discursoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085412pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples