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dc.contributor.authorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn2179-8095pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188579pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).pt
dc.description.abstractThis paper aims to highlight the critical reflection as part of teacher training. To this end, we make use of experience in the classroom at the Faculty of Education at the University of Santiago de Compostela - Galicia/ Spain. In the exercise of thinking about educational practice we used a theoretical-methodological approach of qualitative character. Accordingly, and recognizing the contributions of the properties and interaction and differentiation between subject and object, we base our analysis, theoretical and methodological hermeneutics of depth. In essence,wedemarcate, from the interactions and dialogues themselves to the context of the classroom, and inadequacies of the pertinency and teaching behavior, if not students, especially in terms of ethics, methodological and conceptual. The result of our interpretations, or even the construction of abstract thought, was to draw attention to the role of reflection in teacher education and/or, by consequence, the dissimilarity constructed through dialogue between the practical knowledge (theory) and tacit knowledge (practice).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSéculo XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReflectionen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectInterpretationen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDoxaen
dc.subjectHermeneuticsen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titleA aula : esboço de uma auto-análisept_BR
dc.title.alternativeThe lesson : an outline of self-analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000865843pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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