Mostrar el registro sencillo del ítem
A aula : esboço de uma auto-análise
dc.contributor.author | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T02:32:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-8095 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188579 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela-Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática). | pt |
dc.description.abstract | This paper aims to highlight the critical reflection as part of teacher training. To this end, we make use of experience in the classroom at the Faculty of Education at the University of Santiago de Compostela - Galicia/ Spain. In the exercise of thinking about educational practice we used a theoretical-methodological approach of qualitative character. Accordingly, and recognizing the contributions of the properties and interaction and differentiation between subject and object, we base our analysis, theoretical and methodological hermeneutics of depth. In essence,wedemarcate, from the interactions and dialogues themselves to the context of the classroom, and inadequacies of the pertinency and teaching behavior, if not students, especially in terms of ethics, methodological and conceptual. The result of our interpretations, or even the construction of abstract thought, was to draw attention to the role of reflection in teacher education and/or, by consequence, the dissimilarity constructed through dialogue between the practical knowledge (theory) and tacit knowledge (practice). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Século XXI. Santa Maria, RS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 42-61 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reflection | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interpretation | en |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Doxa | en |
dc.subject | Hermeneutics | en |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.title | A aula : esboço de uma auto-análise | pt_BR |
dc.title.alternative | The lesson : an outline of self-analysis | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000865843 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39774)Ciencias Humanas (6848)