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dc.contributor.authorLongo, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:46Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-3941pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188570pt_BR
dc.description.abstractO artigo reflete sobre a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utiliza, como base teórica, a Etnomatemática em seus entrecruzamentos com o pensamento de Foucault. O material empírico é constituído por narrativas de professoras que atuam em escolas privadas de Porto Alegre. O exame desse material mostrou que, para as docentes, a matemática é uma disciplina importante e deve ser trabalhada nas escolas. Além disso, destacam que é relevante contextualizar seu ensino na vida social dos alunos, mostrando fortes aproximações com o discurso etnomatemático. Por outro lado, ao explicitarem suas formas de contextualizar o ensino de matemática, os docentes utilizam elementos da cultura dos alunos apenas como exemplos ou “ponto de partida” para o trabalho com conteúdos escolares, reforçando marcas que constituem a matemática escolar, como a escrita, o formalismo e a abstração.pt
dc.description.abstractThe article reflects on the school mathematics of the Early Years of Elementary School. It uses, as a theoretical basis, the Ethnomathematics in its intersections with the thought of Foucault. The empirical material consists of narratives of teachers who work in private schools in Porto Alegre. Examination of this material has shown that, for teachers, mathematics is an important discipline and should be present in schools. In addition, they emphasize that it is relevant to contextualize teaching in the social life of the students, showing strong approximations with the ethnomathematical’s discourse. On the other hand, in explaining their ways of contextualizing mathematics teaching, they use context only as a way of generating examples or as a "starting point" for working with school contents, reinforcing marks that make up school mathematics, such as writing, formalism and abstraction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 23, no. 60 (out./dez. 2018), p. 298-313pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEarly years of elementary educationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeachers who teach mathematicsen
dc.titleO discurso da etnomatemática nos anos iniciais do ensino fundamental : aproximações e deslocamentospt_BR
dc.title.alternativeThe ethnomathematics’ discourse in the early years of elementary education : approximations and displacementsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085404pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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