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dc.contributor.authorPereira, Luiza Helenapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T02:32:38Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1519-5589pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188561pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe o debate sobre a importância das teorias sociológicas e, especificamente das teorias sociológicas da educação, para que o professor de sociologia do ensino médio pense sua prática em sala de aula. Isto porque as teorias sociológicas da educação explicam realidades educacionais e práticas educacionais. Assim, argumenta-se que o professor de sociologia do ensino médio, deve ser formado em Ciências Sociais, ter um conhecimento consistente em teorias sociológicas e metodologias de pesquisa, além do conhecimento profundo das teorias sociológicas da educação. Neste artigo apresentaremos as implicações teóricas e práticas das teorias da socialização de Émile Durkheim, da teoria da reprodução das estruturas sociais de Pierre Bourdieu e das teorias críticas da educação que propõem uma educação para emancipação: a escola unitária de Antonio Gramsci e a educação como ampliação da democracia social de Boaventura de Sousa Santos. Com este debate pretendemos refletir sobre: como as teorias sociológicas da educação auxiliam o professor a explicar o problema da educação sob o ponto de vista sociológico e a compreender, que ao adotar uma postura pedagógica, esta postura traz consigo, explícita ou implicitamente, um embasamento teórico assim como implicações práticas nas relações entre professores e alunos e no ensino da sociologia.pt
dc.description.abstractThis article aims at raising the debate on the importance of sociological theories and more specifically the importance of the sociological theories of education in order to help the high school teachers of sociology to reflect upon their practice in classroom. That is due to the fact that nowadays the sociological theories of education explain educational realities as well as educational practices. Some people claim that a high school sociology teacher should be graduated in Social Science, should have a deep knowledge of the sociological theories, research methodologies and sociological theories of education. In this article we will show the theoretical and practical implications of Émile Durkheim’s theories of socialization; Pierre Bourdieu’s theories of reproduction of social structure and the critical theories of education that propose an education for emancipation: as can be seen in Antonio Gramsci’s ideal unique school and Boaventura de Sousa Santos’ theory of education as a mean of expanding the social democracy. With that debate we intend to reflect on how the sociological theories of education could help a sociology teacher to explain the problem of education from a sociological point of view and also understand that, when a pedagogical work is done in classroom it will bring about in a way or another, a theoretical embodiment which will work on the teacher- student relationship and on the teaching of sociology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPercursos : revista do Centro de Ciências da Educação da UDESC. Florianópolis, SC. Vol. 13, n. 1 (jan./jun. 2012), p. 60-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheory and practice of sociology in high schoolen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectTeoria sociológicapt_BR
dc.subjectTeaching sociology in high schoolen
dc.titleSociologia no ensino médio : socialização, reprodução ou emancipação?pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of sociology in high school : socialization, reproduction or emancipationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000854081pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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