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dc.contributor.authorLyra, Maria da Conceição Diniz Pereira dept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Anália Keila Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorDe Conti, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2019-02-05T02:32:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188552pt_BR
dc.description.abstractDestacamos a importância de manter uma consistência vertical nos estudos que versam sobre narrativas para a compreensão da psique humana. Nessa direção, os princípios da temporalidade e sua íntima relação com a interpretabilidade, propostos por autores clássicos como Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, são tomados como guias na manutenção dessa consistência. Para ilustrá-la, analisamos duas narrativas versando sobre temas diversos: experiência escolar e supervisão acadêmica em psicoterapia. Na primeira, os processos de segmentação e encadeamento do tempo engajado no mundo da ação constituem elementos-chave de análise na significação da experiência escolar. Na segunda, o interdiscurso entre a estagiária e a supervisora se interliga e cria significado pela própria inter-relação entre tempos narrativos diversos.pt
dc.description.abstractThis paper highlights the importance of maintaining vertical consistence in narrative studies investigating human psyche. The principles of temporality and interpretability, proposed by classic authors as Bruner, Polkinghorne, Ricoeur e Sarbin, are taken as guidelines to maintain this consistence. To illustrate this idea, two narratives dealing with different themes are analyzed: one referring to school experience and the other to academic supervision of psychotherapy. For the first one the processes of segmentation and entanglement of the engaging time in the world of action compose the key-elements to analyze the meaning of school experience. For the second, different narrating times – one of the trainee and the other of the supervisor – create an interdiscourse from which meaning emerges as a consequence of the interrelationships of diverse narrating times.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 34, (2018), e3431, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectMeaningen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectInterpretabilityen
dc.titleTemporalidade e interpretabilidade na análise de narrativaspt_BR
dc.title.alternativeTemporality and interpretability : analysis of narrativesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001087024pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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