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dc.contributor.advisorPavani, Cinara Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Laissy Tayña da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188291pt_BR
dc.description.abstractA crítica feminista é um modelo teórico que propicia discussão acerca do espaço de publicação e representação das mulheres na literatura. Tendo em vista essa perspectiva teórica, o intuito dessa pesquisa é pensar a relação do espaço por meio das personagens femininas nas narrativas A ilha sob o mar (2014), de Isabel Allende, e Compaixão (2009), de Toni Morrison, além de evidenciar o espaço social em que tais personagens foram construídas. O romance histórico de Allende é contextualizado durante a colonização do Haiti e tem como fio condutor a jornada de quatro personagens femininas, Zarité, Eugênia, Rosette e Violette. A narrativa de Morrison, por sua vez, retrata a colonização dos Estados Unidos da América, destacando a vida de Florens, Rebekka, Sorrow e Lina em uma mesma propriedade. A discussão se devolve a partir do estudo da crítica feminista, assim como da relação do espaço casa e espaço corpo na representação de mulheres no período colonial, visto que eles eram espaços limitadores do papel social da mulher. A partir dessa discussão, argumenta-se acerca da congruência temática de Allende e Morrison, de modo a deixar evidente a interseccionalidade de gênero, de raça e de classe nas narrativas.pt
dc.description.abstractFeminist criticism is a theoretical model that provides a discussion about the space of publication and representation of women in literature. In view of this theoretical perspective, the aim of this research is to think about the relation of space through female characters from Isabel Allende’s narrative, A ilha sob o mar (2014), and Toni Morrison’s one, Compaixão (2009); moreover, I intend to debate the social place in which such characters were constructed. Allende’s historical novel is contextualized during the Haiti colonization and its plot is based on the journey of four female characters, Zarité, Eugênia, Rosette and Violette. Morrison’s narrative, in turn, portrays the colonization of the United States of America, highlighting the life of Florens, Rebekka, Sorrow and Lina in a same property. The discussion I develop here is grounded on feminist criticism, as well as the relation of the space home and space body in women representation in the colonial period, since these spaces used to be borders to the social role of women. From this discussion, I argue about Allende and Morrison congruent theme, in order to make evident the intersectionality of gender, race and class in the narratives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAllende, Isabel, 1942-. La isla bajo el marpt_BR
dc.subjectFeminist criticismen
dc.subjectMorrison, Toni, 1931-pt_BR
dc.subjectIntersectionalityen
dc.subjectIsabel Allendeen
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectSpaceen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleInterseccionalidade na literatura de autoria feminina : entre A ilha sob o mar, de Isabel Allende e Compaixão, de Toni Morrisonpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001085066pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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