Reflexão linguística no âmbito do ensino médio : uma proposta sociointeracionista
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Date
2018Author
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Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese
Este trabalho é resultado das inquietações intrínsecas à atividade de professor, determinada por circunstâncias nem sempre ideais para o exercício da profissão, nos mais diversos âmbitos. Busco, nele, estabelecer um elo entre os conhecimentos e reflexões proporcionados por minha formação acadêmica e a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Exponho, para isso, um pouco de minha experiência de trabalho no Ensino Médio, em escolas privadas de Porto Alegre. Busco lançar luz sobre a r ...
Este trabalho é resultado das inquietações intrínsecas à atividade de professor, determinada por circunstâncias nem sempre ideais para o exercício da profissão, nos mais diversos âmbitos. Busco, nele, estabelecer um elo entre os conhecimentos e reflexões proporcionados por minha formação acadêmica e a realidade do ensino de Língua Portuguesa nas escolas. Exponho, para isso, um pouco de minha experiência de trabalho no Ensino Médio, em escolas privadas de Porto Alegre. Busco lançar luz sobre a realidade das instituições particulares, ao meu ver pouco estudadas pela academia em relação às públicas, talvez pelo fato de os diferentes contextos envolverem distintos letramentos. Procuro mostrar, por meio desta pesquisa, como um ensino de língua descontextualizado e focado em classificações e nomenclaturas da gramática normativa pouco tem a oferecer para o desempenho linguístico dos estudantes em geral, mesmo naquilo que é seu foco: o domínio da norma padrão. Para isso, primeiramente, identifico, na produção textual de um grupo de alunos da segunda série do Ensino Médio, um aspecto em especial desacordo com a norma padrão: a pontuação. A partir dessa constatação, proponho a construção de uma unidade de ensino baseada na análise linguística e no sociointeracionismo, a qual poderia ser mais eficiente no desenvolvimento das diversas habilidades linguísticas dos alunos – inclusive o domínio de aspectos da norma padrão, mas não apenas isso – e, ainda, servir de ponto de partida para o trabalho de outros professores que, como eu, buscam o caminho para contribuir efetivamente no progresso de seus alunos. ...
Abstract
This work is the result of anxieties that pervade the activity of teachers, wich is determined by not always ideal circumstances for the practice of their profession, in the most diverse spheres. My goal is to establish a link between the knowledge and reflections provided by my academic background and the reality of Portuguese language teaching in schools. In order to that, I expose some of my work experience in High School, in private schools in Porto Alegre. I try to shed light on the realit ...
This work is the result of anxieties that pervade the activity of teachers, wich is determined by not always ideal circumstances for the practice of their profession, in the most diverse spheres. My goal is to establish a link between the knowledge and reflections provided by my academic background and the reality of Portuguese language teaching in schools. In order to that, I expose some of my work experience in High School, in private schools in Porto Alegre. I try to shed light on the reality of private schools, in my view little studied by the academy in relation to public schools, maybe because different contexts involve different literacies. By this research, I try to show how a language teaching decontextualized and focused on classifications and nomenclatures has little to offer for the linguistic performance of students in general, even in what is their focus: the domain of the grammar rules. To this end, I identify, in the text production of a group of students of the second grade of High School, one aspect in disagreement with the grammar rules: punctuation. Based on these finding, I propose the construction of a teaching unit, related to linguistics analysis and social interactionism, which could be more efficient in developing students' various language skills - including aspects of the standard but not only that – and also serve as a starting point for the work of other teachers who, like me, seek the way to the effective development of their students’ language skills. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Collections
-
Letters (1771)
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