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dc.contributor.advisorIndrusiak, Elaine Barrospt_BR
dc.contributor.authorMachado, Rust Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:34:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188165pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação explora os usos de recursos metaficcionais em Maus (romance gráfico de Art Spiegelman) e Tudo se Ilumina (romance de Jonathan Safran Foer). A presente leitura enfatiza o uso destas técnicas autorreflexivas como um modo de promover uma discussão em torno da construção narrativa da identidade. Uma vez que ambas as obras apresentam autores-protagonistas empenhados em recriar as relações de seus familiares com eventos traumáticos vivenciados sob o regime Nazista, elas acabam revelando-se terreno fértil para a análise de estágios por quais passam os indivíduos em conflito de identidade frente a esse legado familiar. Esta pesquisa se utiliza de estudos em Teoria de Metaficção em interação com leituras contemporâneas na área de Identidade Narrativa, desejando observar como as obras analisadas articulam a relação entre o processo de criação artística e de construção de identidade.pt
dc.description.abstractThis dissertation explores the uses of metafictional resources figured in Art Spiegelman's graphic novel Maus: a Survivor's Tale as well as in Jonathan Safran Foer's Everything Is Illuminated. The present reading emphasizes the use of such self-reflexive devices in the works as a means to promote a discussion surrounding the narrative constructiveness of identity. As both artworks present author-protagonists who turn to their respective media willing to recreate their forbearers' connections with traumatic events related to the Nazi regime, these books eventually become fertile ground for the analysis of stages through which individuals undergo while struggling to make sense of their identities. This research relies on studies of Theory of Metafiction juxtaposed to contemporary views on the field of Narrative Identity, seeking to observe how the works analyzed articulate the relation between processes of artmaking and identity construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpiegelman, Art, 1948-pt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectFoer, Jonathan Safran, 1977-pt_BR
dc.subjectNarrative Identityen
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectMetafictionen
dc.titleRewriting the self : re-framing narrative identity via metafictional resources in art spiegelman’s maus and jonathan safran foer’s everything is illuminatedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001083354pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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