Entre o privado e o público : Aluísio Azevedo e as cartas de Giovani
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Data
2017Autor
Tipo
Outro título
Between private and public : Aluisio Azevedo and Giovani's letters
Assunto
Resumo
Em junho de 1882, Aluísio Azevedo publica, na Gazetinha, duas cartas dirigidas a Giovani, pseudônimo de um leitor (talvez Machado de Assis) que criticara Memórias de um condenado, folhetim impresso por aquele jornal. A Gazetinha não disponibiliza as cartas originais, e o nome de seu autor permanece sem identificação, sugerindo a aspiração de Giovani à privacidade. Aluísio, contudo, ignora a sugestão, discutindo as ideias de Giovani com o fito de justificar a situação dos escritores brasileiros ...
Em junho de 1882, Aluísio Azevedo publica, na Gazetinha, duas cartas dirigidas a Giovani, pseudônimo de um leitor (talvez Machado de Assis) que criticara Memórias de um condenado, folhetim impresso por aquele jornal. A Gazetinha não disponibiliza as cartas originais, e o nome de seu autor permanece sem identificação, sugerindo a aspiração de Giovani à privacidade. Aluísio, contudo, ignora a sugestão, discutindo as ideias de Giovani com o fito de justificar a situação dos escritores brasileiros que, como ele, se dividem entre a criação de obras inovadoras e sintonizadas com o presente, e a aceitação das imposições do mercado, que favorece o consumo de literatura de massa. ...
Abstract
In June 1882, Aluisio Azevedo publishes two letters in Gazetinha addressed to Giovani, the pseudonym of a reader (perhaps Machado de Assis) who criticized his Memórias de um condenado [Memoirs of a convict], a feuilleton printed by the same publication. Gazetinha does not provide the originalletters, and the na me of their author remains unidentifzed, suggesting Giovani's desire for privacy. Aluísio, however, ignores this intimation and discusses Giovani's ideas to explain the concerns ofBrazil ...
In June 1882, Aluisio Azevedo publishes two letters in Gazetinha addressed to Giovani, the pseudonym of a reader (perhaps Machado de Assis) who criticized his Memórias de um condenado [Memoirs of a convict], a feuilleton printed by the same publication. Gazetinha does not provide the originalletters, and the na me of their author remains unidentifzed, suggesting Giovani's desire for privacy. Aluísio, however, ignores this intimation and discusses Giovani's ideas to explain the concerns ofBrazilian writers who, like him, are tom between creating innovative and contemporary works and accepting market constraints, which favor mass literature consumption. ...
Contido em
Machado de Assis em linha. São Paulo, SP. Vol. 10, n. 21 (ago. 2017), p. 16-41
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