Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T02:36:42Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1806-3993pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188002pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda temas socialmente controversos e sensíveis no âmbito do ensino de história. As questões socialmente vivas se constituem na contemporaneidade em objetos privilegiados dos currículos de história, em função, por um lado, das demandas sociais de grupos identitários e, de outro, dos movimentos que buscam interferir na liberdade de ensinar e no direito de aprender, direitos assegurados na Constituição Federal de 1988. O artigo quer construir a categoria de passado vivo como elemento central na constituição de currículos de ensino de história e, para isso, vale-se de um duplo movimento: a produtividade dos conceitos de residualidade e remanescência, e a decidida conexão da prática docente em história com o campo da educação em direitos humanos. Ao final, discutem-se algumas cenas escolares onde tais questões foram enfrentadas.pt
dc.description.abstractThis article discusses socially controversial subjects and sensitive themes in the context of History teaching. Socially keen questions are built nowadays on History curricula’s privileged objects, according to social demands of identity groups, such as minorities, and movements that seek to restrict the freedom to teach and the right to learn, which are guaranteed by the Brazilian Federal Constitution of 1988. This study aims to analyze the category of living past as a central element in History teaching curricula establishment, thus, we made a double movement: productivity of residuality and remnant concepts, and the connection of History teaching with the field of education about human rights. We conclude by discussing some school situations that faced these issues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista História Hoje. Anpuh-Brasil. Vol. 7, n. 13 (jun. 2018), p. 14-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResidualityen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRemaining formsen
dc.subjectSensitive educationen
dc.titleEnsino de história : passados vivos e educação em questões sensíveispt_BR
dc.title.alternativeTeaching history : living pasts and education on sensitive issuesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001082818pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples