Texto literário infantil : produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Children’s literary text: production of meaning based on looking, playing and reading
Assunto
Resumo
O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e u ...
O trabalho discute a interação com o texto literário infantil cuja produção gráfica-editorial privilegia e instiga o olhar, o brincar e o ler. Baseado em estudos sobre leitura visual e em pesquisas que tiveram como objeto o livro-brinquedo (EVALTE, 2014) e o livro de imagem (NUNES, 2013), aborda a construção de sentido a partir da interação com esses objetos, explorando suas possibilidades lúdicas e visuais. Analisa um livro-brinquedo e um livro de imagem evidenciando como um olhar sensível e uma vivência lúdica podem ocorrer associados à leitura. ...
Abstract
This study discusses the interaction with children’s literary text, which editorial and graphic production gives privilege and makes possible the actions of reading, playing and looking. We discuss based on researches (NUNES, 2013; EVALTE, 2014) that have as their objects two kinds of editorial and graphic production, the toy book and the wordless book, that investigate the meaning production from the interaction with these objects, exploring their playful and visual possibilities. We present t ...
This study discusses the interaction with children’s literary text, which editorial and graphic production gives privilege and makes possible the actions of reading, playing and looking. We discuss based on researches (NUNES, 2013; EVALTE, 2014) that have as their objects two kinds of editorial and graphic production, the toy book and the wordless book, that investigate the meaning production from the interaction with these objects, exploring their playful and visual possibilities. We present two analyzes, of a toy book and of a wordless book in order to make visible how a more sensible look and the playful experience can take place related to reading. ...
Contido em
GEARTE : revista do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 1 (jan/abr. 2018), p. 59-75
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39874)Ciências Humanas (6870)
Este item está licenciado na Creative Commons License