Do outro lado da mesa de som : a mixagem como processo de tomada de decisões artísticas
dc.contributor.advisor | Nogueira, Isabel Porto | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferranddis, Nikolas Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T02:31:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187906 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca propor uma reflexão sobre os processos de tomada de decisões artísticas que envolvem a mixagem de uma música. Tratando a escuta da música como uma das ferramentas de alteração do som, ele busca levantar a discussão sobre o caráter artístico e não somente técnico da produção musical. O experimento de pesquisa consistiu em, a partir da pesquisa artística proposta por Lopez-Cano e Opazo, mixar três músicas e registrar em diários de mixagem as impressões e reflexões que surgiram a partir da escuta e das decisões artísticas e estéticas tomadas durante o processo de mixagem. Posteriormente, o trabalho analisa os diários para discutir as maneiras como as decisões estéticas surgiam e, também, como as decisões se modificavam entre as mixagens realizadas. Usando um processo de retroalimentação entre pesquisa e prática artística, o trabalho pretende suscitar na rotina de trabalho do pesquisador uma constante reflexão sobre sua própria prática artística, já presente na pesquisa. | pt |
dc.description.abstract | This work intends to propose a thought about the processes of making artistic decisions that involve the mixing of a song. Treating the listening of a song as one of the tools for sound alteration, it desires to inspire a discussion about the artistic, and not only technical, character in music production. The research experiment consisted in, through the method of artistic research proposed by López-Cano and Opazo, mixing three songs and writing down in mixing journals the impressions and thoughts that emerged from the listening of the songs and from the artistic and aesthetic decisions made during the mixing process. Afterwards, this work analyzes the journals to discuss in which ways the aesthetic decisions appeared and, also, how the decisions modified between the three mixings. Using a feedback process between research and artistic practice, this work seeks to evoke, in the researcher work routine, a constant reflexion about his own artistic practice, already presente in the research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mixing | en |
dc.subject | Mixagem | pt_BR |
dc.subject | Produção musical | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic Decisions | en |
dc.subject | Pesquisa artística | pt_BR |
dc.subject | Mixing Journal | en |
dc.subject | Escuta | pt_BR |
dc.subject | Artistic Research | en |
dc.subject | Listening | en |
dc.title | Do outro lado da mesa de som : a mixagem como processo de tomada de decisões artísticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Zanatta, Luciano de Souza | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001084311 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Música (193)