Show simple item record

dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Portopt_BR
dc.contributor.authorFerranddis, Nikolas Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T02:31:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187906pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca propor uma reflexão sobre os processos de tomada de decisões artísticas que envolvem a mixagem de uma música. Tratando a escuta da música como uma das ferramentas de alteração do som, ele busca levantar a discussão sobre o caráter artístico e não somente técnico da produção musical. O experimento de pesquisa consistiu em, a partir da pesquisa artística proposta por Lopez-Cano e Opazo, mixar três músicas e registrar em diários de mixagem as impressões e reflexões que surgiram a partir da escuta e das decisões artísticas e estéticas tomadas durante o processo de mixagem. Posteriormente, o trabalho analisa os diários para discutir as maneiras como as decisões estéticas surgiam e, também, como as decisões se modificavam entre as mixagens realizadas. Usando um processo de retroalimentação entre pesquisa e prática artística, o trabalho pretende suscitar na rotina de trabalho do pesquisador uma constante reflexão sobre sua própria prática artística, já presente na pesquisa.pt
dc.description.abstractThis work intends to propose a thought about the processes of making artistic decisions that involve the mixing of a song. Treating the listening of a song as one of the tools for sound alteration, it desires to inspire a discussion about the artistic, and not only technical, character in music production. The research experiment consisted in, through the method of artistic research proposed by López-Cano and Opazo, mixing three songs and writing down in mixing journals the impressions and thoughts that emerged from the listening of the songs and from the artistic and aesthetic decisions made during the mixing process. Afterwards, this work analyzes the journals to discuss in which ways the aesthetic decisions appeared and, also, how the decisions modified between the three mixings. Using a feedback process between research and artistic practice, this work seeks to evoke, in the researcher work routine, a constant reflexion about his own artistic practice, already presente in the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMixingen
dc.subjectMixagempt_BR
dc.subjectProdução musicalpt_BR
dc.subjectAesthetic Decisionsen
dc.subjectPesquisa artísticapt_BR
dc.subjectMixing Journalen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectArtistic Researchen
dc.subjectListeningen
dc.titleDo outro lado da mesa de som : a mixagem como processo de tomada de decisões artísticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZanatta, Luciano de Souzapt_BR
dc.identifier.nrb001084311pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Habilitação em Música Popular: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record