Estudo do grau de aderência das notas explicativas de empresas listadas no segmento do Novo Mercado (BM&FBOVESPA) ao CPC 04 (R1) entre 2013 e 2016
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o grau de aderência dos Ativos Intangíveis nas Notas Explicativas aos CPC 04, de empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA para o período 2013/2016, assim como verificar a existência de relações entre o nível de evidenciação e outras variáveis mercadológicas. O estudo foi desenvolvido com abordagem descritiva, documental tendo sido empregada a técnica de análise do conteúdo - sendo a tipologia de pesquisa qualitativo-quantitativo - por meio de checklist ...
O objetivo do estudo foi verificar o grau de aderência dos Ativos Intangíveis nas Notas Explicativas aos CPC 04, de empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA para o período 2013/2016, assim como verificar a existência de relações entre o nível de evidenciação e outras variáveis mercadológicas. O estudo foi desenvolvido com abordagem descritiva, documental tendo sido empregada a técnica de análise do conteúdo - sendo a tipologia de pesquisa qualitativo-quantitativo - por meio de checklist com 14 itens divididos entre os critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação, nas 30 empresas. Os resultados obtidos mostram que as empresas analisadas apresentaram um alto grau de aderência a norma, com poucos destaques negativos. O estudo ainda revelou que existe uma relação entre o nível de evidenciação contábil e o grau de intangibilidade, apesar de não ter revelado relação evidente entre o nível de evidenciação e o investimento em Ativos Intangíveis. O critério de evidenciação apresentou (59,90%) de aderência, enquanto que os critérios de reconhecimento (80,79%) e mensuração (80,72%), esses últimos apresentaram alto desempenho indicando um maior zelo das empresas para suas elaborações. Já as análises bivariadas entre o grau de aderência da norma e o grau de investimento em Ativos Intangíveis não apresentou relação nos testes efetuados, ao contrário da análise entre o grau de intangibilidade e o grau de aderência, que apresentou relação significativa entre as variáveis, como presumido pela Teoria da Evidenciação. ...
Abstract
The objective of the study was to verify the adherence degree of Intangible Assets in the Notes to CPC 04 of companies listed on the Novo Mercado of BM & FBOVESPA for the period 2013/2016, as well as to verify the existence of relations between the level of disclosure and another variables marketing. The study was developed with a descriptive and documentary approach, using the content analysis technique – with a qualitative and quantitative research typology - through a checklist with 14 items ...
The objective of the study was to verify the adherence degree of Intangible Assets in the Notes to CPC 04 of companies listed on the Novo Mercado of BM & FBOVESPA for the period 2013/2016, as well as to verify the existence of relations between the level of disclosure and another variables marketing. The study was developed with a descriptive and documentary approach, using the content analysis technique – with a qualitative and quantitative research typology - through a checklist with 14 items divided among the criteria of recognition, measurement and disclosure in the 30 companies. The obtained results show that the companies analyzed presented a high adherence degree to the norm, with few negative highlights. The study also revealed that there is a relationship between the level of accounting disclosure and the degree of intangibility, although it did not reveal an evident relationship between the level of disclosure and the investment in Intangible Assets. The criterion of disclosure presented (59.90%) adherence, while the criteria of recognition (80.79%) and measurement (80.72%), the latter presented high performance indicating a greater zeal of the companies for their elaborations. However, the bivariate analysis between the degree of adherence of the standard and the degree of investment in Intangible Assets was not related to the tests carried out, as opposed to the analysis between the degree of intangibility and the adherence degree, which presented a significant relation between variables, such as presumed by the Theory of Evidence. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37361)
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