Educação, capital social e democracia : buscando pontos de convergência
dc.contributor.author | Baquero, Rute Vivian Angelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Baquero, Marcello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-12-28T04:00:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-387X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/187462 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto problematiza a relação entre educação e democracia num diálogo entre os campos da educação e da ciência política. Postula capital social como mediação conceitual e procedural no desenvolvimento de práticas educativas e ações políticas mais protagônicas, questionando tanto a educação domesticadora quanto a democracia poliárquica como processos que não dão conta da promoção de uma cidadania plena e emancipadora. | pt |
dc.description.abstract | The article discusses the relationship between education and democracy in a dialogue between the fields of education and political science. It postulates social capital as a conceptual and procedural mediation in the development of educational practices and more effective political actions, challenging both an education that domesticates and a polyarchic democracy as processes that are not sufficient to promote an emancipatory and full citizenship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 77-83 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Capital social | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Social capital | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Democracy | en |
dc.title | Educação, capital social e democracia : buscando pontos de convergência | pt_BR |
dc.title.alternative | Education, social capital and democracy : looking for common ground | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000574409 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39149)Ciências Humanas (6693)