Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
Fecha
2015Otro título
A look at indigenous perspectives, their choices and schools
Materia
Resumo
O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas i ...
O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos. ...
Resumen
La mirada que surge como posibilidad de encuentro. Este ensayo poético, presenta imágenes creadas en el espacio de la Universidad, a partir de encuentros de formación realizados entre indígenas Kaingang y Guarany, y los no indígenas participantes del proyecto "Rede de Saberes Indígenas na Escola". El objetivo de este proyecto, es promover y afirmar las opciones de los actores indígenas en la conducción de las políticas públicas en el campo de la educación. La interculturalidad, como un proyecto ...
La mirada que surge como posibilidad de encuentro. Este ensayo poético, presenta imágenes creadas en el espacio de la Universidad, a partir de encuentros de formación realizados entre indígenas Kaingang y Guarany, y los no indígenas participantes del proyecto "Rede de Saberes Indígenas na Escola". El objetivo de este proyecto, es promover y afirmar las opciones de los actores indígenas en la conducción de las políticas públicas en el campo de la educación. La interculturalidad, como un proyecto ético-político y epistémico, es reflejada en las imágenes que presentan diversos momentos de estos encuentros. Las miradas revelan dudas, desconfianzas, pero al mismo tiempo, complicidad. Aparecen otras formas de comunicación: músicas, dibujos, historias, risas, el silencio. Todo habla en una lengua que no siempre necesita traducirse. En el encuentro también existe el desencuentro: son los espacios donde los indígenas hablan en su propia lengua, protegen sus secretos; elementos fundamentales para que se produzca una escuela que no sea extraña, abierta al tiempo de la memoria. Es de esta forma en que la escuela se va construyendo como opción/escuela de estos Pueblos. ...
Abstract
The glance arises as a possibility of encountering. This poetic-essay presents images generated in the context of the Indigenous Teacher’s Education National Project “Indigenous Knowledge Network in the School” (Rede de Saberes Indígenas na Escola) during its meetings at the University, whose participants were indigenous peoples – Kaingang and Guarani – and nonindigenous. The project aims to promote and affirm indigenous agents’ choices in educational public policies. Interculturality, as an et ...
The glance arises as a possibility of encountering. This poetic-essay presents images generated in the context of the Indigenous Teacher’s Education National Project “Indigenous Knowledge Network in the School” (Rede de Saberes Indígenas na Escola) during its meetings at the University, whose participants were indigenous peoples – Kaingang and Guarani – and nonindigenous. The project aims to promote and affirm indigenous agents’ choices in educational public policies. Interculturality, as an ethical-political and epistemic project, is reflected in the images that present moments from the meetings. Looking at each other, the images, views and understandings reveal doubts, distrust, as well as reliability. Other forms to communicate appear: songs, drawings, stories, laughs, silence – everything is expressed in a language that does not always need a translation. In the encounter there is also “misencounter”. The encounters are spaces in which the indigenous speak their own languages, protect their secrets, which are fundamental in order to produce a school that is not strange to them, open to the time of memory. In this way, school has been built as the indigenous peoples’ choices and school. ...
En
Archivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2015. Vol. 23, n. 97 (5 oct. 2015), p. 1-29
Origen
Estranjero
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