Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-21T04:05:10Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2318-7344pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187298pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma reflexão teórica realizada a partir das entrevistas de dois professores, acerca do ensino de História na escola básica, enfatizando o conceito de história menor, como elemento teórico capaz de ler e compreender determinadas práticas de sala de aula que representam fissuras nos modos tradicionais de se ensinar História. O texto realiza um diálogo teórico com o conceito de simpatia de Bergson, a fim de pensar novas formas de se ensinar história e de subverter a temporalidade eurocentrada. Nesse sentido, também dialoga com a descolonialidade, no sentido de realizar a crítica tanto à história maior, quanto a temporalidade que lhe é correlata. O objetivo principal está em desenvolver o conceito de história menor e permitir que ele se torna uma chave de leitura para pensar o ensino de história desde uma perspectiva que rompe com as grandes explicações estruturais e que promove, na sala de aula, uma história de temas e sujeitos invisibilizados pela história maior.pt_BR
dc.description.abstractThis article is the result of a theoretical reflection based on the interviews of two teachers about the teaching of History in elementary school, emphasizing the concept of a minor history as a theoretical element capable of reading and understanding certain classroom practices that represent loopholes in traditional ways of teaching History. The text carries out a theoretical dialogue with Bergson's concept of sympathy in order to think about new ways of teaching history and of subverting Eurocentred temporality. In this regard, it also dialogues with decoloniality, in the sense of criticizing larger history as well as the temporality that is related to it. The main objective is to develop the concept of minor history and to allow it to become a key reading to think about teaching history from a perspective that breaks with the great structural explanations and that promotes, in the classroom, a history of issues and individuals unseen by a larger history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Arquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte. Vol. 5, n. 10 (jan./abr. 2017), p. 103-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching historyen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMinor historyen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTemporalitiesen
dc.titleEnsino de história e resistência : notas sobre uma história menorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061022pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples