Potencialidades do marketing cultural em bibliotecas públicas : o caso da Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisa a questão do Marketing Cultural aplicado a bibliotecas públicas, mesmo sem a subvenção financeira de terceiros. Tem por objetivo geral apresentar o Marketing Cultural como uma importante ferramenta para dar visibilidade e divulgar serviços nessas unidades. Aborda, em sua contextualização teórica, aspectos como a situação da biblioteca pública no Brasil, suas missões, seus serviços e suas funções. Além disso, trata do Marketing em geral e do Marketing Cultural em bibliotecas. A metodolog ...
Analisa a questão do Marketing Cultural aplicado a bibliotecas públicas, mesmo sem a subvenção financeira de terceiros. Tem por objetivo geral apresentar o Marketing Cultural como uma importante ferramenta para dar visibilidade e divulgar serviços nessas unidades. Aborda, em sua contextualização teórica, aspectos como a situação da biblioteca pública no Brasil, suas missões, seus serviços e suas funções. Além disso, trata do Marketing em geral e do Marketing Cultural em bibliotecas. A metodologia adotada é de cunho qualitativo. O método de pesquisa foi o de Estudo de Caso, sendo o sujeito da pesquisa a Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires. Utiliza como instrumentos de pesquisa a análise documental, a observação e a entrevista, como forma de obter dados complementares para traçar uma análise detalhada das estratégias desenvolvidas. Complementa com a cobertura jornalística recebida pela instituição no desempenho de suas atividades. Realiza a coleta dos dados no período de janeiro a março de 2009. Constata, pela análise dos dados, que mesmo em um cenário em que não se pratica um estudo formal de usuários, o Marketing Cultural pode aumentar mais do que significativamente os índices de atendimento da Biblioteca. Mostra que essa instituição ganha maior notoriedade a partir do momento em que um profissional formado no Curso de Biblioteconomia assume a sua gerência. Conclui que, a adoção de técnicas mercadológicas em bibliotecas públicas prescindi de recursos monetários. Todavia, ela requer, principalmente, criatividade para encontrar soluções simples e disposição para colocá-las em prática. Recomenda e delineia diretrizes para a implantação do Marketing Cultural em bibliotecas públicas, como forma de valorizar a imagem da unidade e, conseqüentemente, do próprio profissional bibliotecário. ...
Abstract
It analyzes the subject of Cultural Marketing applied to public libraries, even without the financial subvention of third parties. Its general objective is to present Cultural Marketing as an important tool for giving visibility and making services in those communities more widespread. It deals, in its theoretical contextualization, with aspects such as the situation of the public library in Brazil, its mission, its services and its functions. Besides that, it deals with Marketing in general an ...
It analyzes the subject of Cultural Marketing applied to public libraries, even without the financial subvention of third parties. Its general objective is to present Cultural Marketing as an important tool for giving visibility and making services in those communities more widespread. It deals, in its theoretical contextualization, with aspects such as the situation of the public library in Brazil, its mission, its services and its functions. Besides that, it deals with Marketing in general and Cultural Marketing in libraries. The methodology adopted is qualitative in nature. The research method was the Case Study, being the Venâncio Aires Municipal Library the subject of the study. It uses as instruments of research the documental analysis, observation and the interview as a way to obtain complementary data in order to delineate a fully detailed analysis of the developed strategies. It is complemented with the journalistic coverage given to the institution's actions. It performs the data collection in the period from January to March 2009. It verifies, according to data analysis, that even in an environment where a formal user study is not carried out, Cultural Marketing can increase more than significantly the service indices in the Library. It shows that the Institution is better noticed from the moment a professional with a degree in Librarianship takes over it on. It concludes that the adoption of marketing techniques does not require monetary resources. However, it demands especially creativity to find simple solutions and willingness to put them in use. It recommends and describes guidelines for the establishment of Cultural Marketing in public libraries as a way to acknowledge the value of the unity's image and, consequently, of the professional librarian. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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