Da crueza da matéria à imagem tangível : reflexões sobre uma prática entre espessura e (im)permanência
View/ Open
Date
2018Author
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
O presente trabalho é uma reflexão em poéticas visuais sobre o comportamento e a condição da matéria informe. Para tal, está fundado e traz como recorte a crueza da massa de pão. Ao se utilizar desse material, a prática plástica se relaciona com uma fisicalidade que se perde com o tempo. Em razão dessa efemeridade da matéria, o uso de vídeo e da fotografia tornam-se recorrentes para registro da imagem do que inevitavelmente se esvai. A questão, portanto, é sobre este novo corpo que se apresenta ...
O presente trabalho é uma reflexão em poéticas visuais sobre o comportamento e a condição da matéria informe. Para tal, está fundado e traz como recorte a crueza da massa de pão. Ao se utilizar desse material, a prática plástica se relaciona com uma fisicalidade que se perde com o tempo. Em razão dessa efemeridade da matéria, o uso de vídeo e da fotografia tornam-se recorrentes para registro da imagem do que inevitavelmente se esvai. A questão, portanto, é sobre este novo corpo que se apresenta de outra maneira por meio das imagens. Nesta mudança de parâmetro entre material e imaterial, busca-se compreender sobre a condição da matéria nas imagens, apoiando-se nos conceitos de informe, relativo ao contingente da matéria, e de viscoso, atrelado às visualidades evocadas. Utiliza-se como auxílio nesta reflexão, ideias que transitam entre espessura e (im)permanência. ...
Abstract
The present work is a reflection on visual poetics about the behavior and the condition of the formless matter. For this, it is founded and brings as a cutting the crudeness of the bread dough. When using this material, the plastic practice is related to a physicality that is lost with time. Because of this ephemerality of matter, the use of video and photography becomes recurrent to register the image of what is inevitably evaded. The question, therefore, is about this new body which is presen ...
The present work is a reflection on visual poetics about the behavior and the condition of the formless matter. For this, it is founded and brings as a cutting the crudeness of the bread dough. When using this material, the plastic practice is related to a physicality that is lost with time. Because of this ephemerality of matter, the use of video and photography becomes recurrent to register the image of what is inevitably evaded. The question, therefore, is about this new body which is presented in another way through images. In this change of parameter between material and immaterial, it is sought to understand about the condition of matter in the images, based on the concepts of formless, relative to the contingent of matter, and to the viscous, attached to the evoked visualities. It is used as an aid in this reflection, ideas that transit between thickness and (im)permanence. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (473)
This item is licensed under a Creative Commons License