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dc.contributor.advisorSalvatori, Maristelapt_BR
dc.contributor.authorRama, Jander Luizpt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T02:45:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/186014pt_BR
dc.description.abstractNa presente pesquisa proponho reflexão teórico-prática, confrontando algumas vertentes da filosofia da técnica, que discutem a relação do homem com sua tecnologia em distintos períodos da história, em diálogo com ideias centrais de visionários da engenharia e da ficção científica, como Jules Verne, George Orwell, Aldous Huxley, Nikola Tesla, Gerald Bull, Yona Friedman entre outros. Neste contexto, apresento a série de trabalhos intitulada Engenharia Perversa como possibilidade de cruzamento entre o desenho técnico e o múltiplo, estabelecendo relações com obras de outros artistas que se utilizam da linguagem técnica, como Leonardo da Vinci, Leon Ferrari, Regina Silveira e Marcel Duchamp. Como base da construção dialética estabelecida nesta tese, assinalo casos onde a ficção científica antecede o progresso que será alcançado pela engenharia e arquitetura. No sentido oposto, esta tese procura averiguar ocorrências em que projetos não realizados de engenharia, quando se tornam apenas ideias não comprovadas, apontam para o desenho técnico como fonte de produções de caráter ficcional. A partir destas premissas, esta pesquisa problematiza a presente produção artística em relação ao campo ficcional, investigando possibilidades de simulacros estabelecidos pelo uso de tecnologias obsoletas para a produção de imagens.pt
dc.description.abstractIn the present research I propose theoretical-practical reflection, confronting some aspects of the philosophy of technique, which discuss the relationship between man and his technology in different periods of history, in dialogue with central ideas of engineering and science fiction visionaries such as Jules Verne, George Orwell, Aldous Huxley, Nikola Tesla, Gerald Bull, Yona Friedman among others. In this context, I present the series of works entitled Engenharia Perversa as a possibility of crossing between technical drawing and multiple, establishing relations with works of other artists that use technical language, such as Leonardo da Vinci, Leon Ferrari, Regina Silveira and Marcel Duchamp. As a basis for the dialectical construction established in this thesis, I point out cases where science fiction precedes the progress that will be achieved by engineering and architecture. In the opposite sense, this thesis tries to investigate occurrences in which unconstructed engineering projects, when they become only unproven ideas, point to the technical drawing as a source of fictional productions. From these premises, this research problematizes the present artistic production in relation to the fictional field, investigating possibilities of simulacra established by the use of obsolete technologies for the production of images.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectObsolescenceen
dc.subjectMultipleen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectObsolescênciapt_BR
dc.subjectTechnical drawingen
dc.titleEngenharia perversa : possibilidades poéticas para o desenho técnico e o múltiplo no âmbito de visões tecnológicas obsoletas sobre o futuropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001082428pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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