Delta do Parnaíba : percepções sobre as transformações do Riacho de Cajazeiras/Tutóia - MA. Inquietudes para o ensino de Geografia
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
A integração e conexão de um determinado lugar podem ser representadas através da construção de rodovias, que acarretam fatores ambientais ou socioculturais. Nessa direção, investigou-se, através da técnica de história oral temática, junto aos moradores do povoado de Cajazeiras/Tutóia - MA, apontamentos sobre as problemáticas referentes ao Riacho de Cajazeiras, buscando sensibilizar para a possibilidade de recuperação e preservação. Constatou-se que a degradação da mata ciliar, cultura do arame ...
A integração e conexão de um determinado lugar podem ser representadas através da construção de rodovias, que acarretam fatores ambientais ou socioculturais. Nessa direção, investigou-se, através da técnica de história oral temática, junto aos moradores do povoado de Cajazeiras/Tutóia - MA, apontamentos sobre as problemáticas referentes ao Riacho de Cajazeiras, buscando sensibilizar para a possibilidade de recuperação e preservação. Constatou-se que a degradação da mata ciliar, cultura do arame farpado, ligada diretamente à ocupação e ao manejo do solo, e a inserção do povoado em outros modos de vida, alteraram a capacidade hídrica do riacho, diminuindo sua vazão. Esse evento ocasionou seu assoreamento e modificou os hábitos culturais do povoado. Com intuito de sensibilizar e integrar os moradores para as questões ambientais, realizaram-se reuniões públicas e atividades pedagógicas de ensino de Geografia com alunos do sexto ano da Escola Unidade Integrada Campos Sales, tais como: identificação de pontos-chaves do povoado através de imagens de satélite, saída pedagógica com roteiro de caminhada pelo igarapé de Cajazeiras, contato direto com manguezais, fontes, nascente, foz e margem do riacho, e com o local obstruído pela rodovia MA-312. Os alunos constataram as potencialidades de recuperação do riacho, possibilitando a retomada da preservação do ambiente. ...
Abstract
The integration and connection of a particular place can be represented through the highways' construction, which lead to environmental or sociocultural factors. Based on those facts, it was investigated, through the technique of thematic oral history, with the residents of the village of Cajazeiras/Tutóia - MA, the problems related to River of Cajazeiras (Cajazeiras stream), in order to raise awareness of the possibility of its recovery and preservation. It was found that the degradation of th ...
The integration and connection of a particular place can be represented through the highways' construction, which lead to environmental or sociocultural factors. Based on those facts, it was investigated, through the technique of thematic oral history, with the residents of the village of Cajazeiras/Tutóia - MA, the problems related to River of Cajazeiras (Cajazeiras stream), in order to raise awareness of the possibility of its recovery and preservation. It was found that the degradation of the riparian forest, the barbed wire culture, directly linked to occupation and soil management, and the insertion of Cajazeiras' settlement in other ways of life, altered the water stream capacity, reducing its flow. This event caused the stream's silting and modified the cultural habits of the village. In favor of educate and integrate the local residents into environmental issues, public meetings and pedagogical activities of Geography teaching were carried out with the Campos Sales Integrated School Unit sixth-graders students, such as: identification of key points of the village through satellite images, pedagogical field trip with a walking tour through the Cajazeiras course, direct contact with the mangroves, fountain, spring, outfall and the stream border, as well as the local obstructed by the MA-312 highway. The students verified the stream recovery potential making it possible the recovery of environmental preservation. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
