Projetos pedagógicos da Bienal do Mercosul como instrumento de acesso e disseminação da arte : análise de uma mediadora
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem a intenção de analisar os programas educativos das 10ª e 11ª Bienais em suas proposições com o público em idade escolar pela minha perspectiva como mediadora, em busca e sistematizar o que reconheci como erros, acertos, e o impacto dos projetos como um agente transformador da relação do público com arte. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre mediação, o papel dos mediadores e a experiência do público com base em autores como Mirian Celeste Martins, Luiz C ...
O presente trabalho tem a intenção de analisar os programas educativos das 10ª e 11ª Bienais em suas proposições com o público em idade escolar pela minha perspectiva como mediadora, em busca e sistematizar o que reconheci como erros, acertos, e o impacto dos projetos como um agente transformador da relação do público com arte. Ao longo do trabalho foram realizadas reflexões sobre mediação, o papel dos mediadores e a experiência do público com base em autores como Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlacionando-os com as propostas dos projetos pedagógicos e minhas vivências. Através da análise conjunta dessas três vertentes, pretende-se colaborar para a consolidação de avaliações sistemáticas das ações educativas deste evento como instrumento de acessibilidade a arte e abordar propostas contribuintes a aplicação dos projetos educativos em bienais futuras. ...
Abstract
The present work intends to analyze the educational programs of the 10th and 11th Biennials in their propositions with the school-aged public through my perspective as mediator, searching to systematize what I recognized as errors, successes, and the impact of the projects as a transforming agent to the public relation with art. Throughout the work were carried out reflections on mediation, the role of mediators and the public‟s experience based on authors such as Mirian Celeste Martins, Luiz C ...
The present work intends to analyze the educational programs of the 10th and 11th Biennials in their propositions with the school-aged public through my perspective as mediator, searching to systematize what I recognized as errors, successes, and the impact of the projects as a transforming agent to the public relation with art. Throughout the work were carried out reflections on mediation, the role of mediators and the public‟s experience based on authors such as Mirian Celeste Martins, Luiz Camnitzer, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, etc; correlating them with the pedagogical projects proposals and my experiences. Through the joint analysis of these three aspects, it is intended to collaborate to consolidate systematic evaluations of this event‟s educational actions as an instrument of accessibility to art and to approach contributing proposals to the educational projects application in future biennials. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License