Desenvolvimento de projetos de semi-reboques canavieiros
dc.contributor.advisor | Batista, Vilson Joao | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Vagner do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-02-26T04:14:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/18595 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho apresenta-se um estudo de caso com auxílio de uma metodologia sistemática para aplicação de métodos estruturados ao desenvolvimento de novos produtos em uma indústria do ramo de implementos rodoviários. Considerando os implementos rodoviários como produtos industriais, pretende-se trabalhar as formas e processos de criação e aperfeiçoamento na geração de idéias e busca por soluções até a fase do projeto final de um novo produto. Também, foram considerados os processos de fabricação, modelamento do produto, e análises estruturais numéricas, que são ferramentas de auxílio na otimização do produto final. Paralelamente, foram consideradas as informações dos testes experimentais para auxiliar e validar as análises estruturais numéricas, contribuindo desta forma para o aperfeiçoamento de requisitos na fase do projeto de produto, antes de sua fabricação e lançamento no mercado. Assim, este estudo apresenta como foco o desenvolvimento de um semi-reboque para transporte de cana picada, com o intuito de exemplificar e aplicar de forma prática as ferramentas estudadas e seus respectivos usos no produto em questão. Os testes de campo foram instrumentados com sensores extensométricos resistivos para coleta de dados de níveis de tensão e posterior comparação com as análises numéricas. Os dados do produto, na fase de testes experimentais, foram obtidos em condições reais de trabalho junto a uma usina do setor sucro alcooleiro. Finalmente, considerando-se os resultados de desempenho do produto, semi-reboque rodotrem para transporte de cana picada, pode-se identificar que o uso de uma metodologia de referência para o desenvolvimento de produto, apoiada por ferramentas de análise estrutural, com testes de campo instrumentados, são confiáveis e úteis aos profissionais da engenharia de projeto e manufatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper work, a case study using a systematic methodology is presented to apply structured methods for designing new products in an industry of road implements field. Considering the road implements as industrial products, it is intended to deal with forms and processes of developing ideas and improving the generating of ideas and quest of solutions until the final phase project of a new product. The manufacturing process will also be taken into consideration, besides the modeling of the product and numerical structural analysis which are tools to help optimize the final product. In addition, will be taken in considerations the information of experimental tests to avail and validate the numerical structural analysis, and through it contribute to the improvement of requirements during the design of the product before its manufacture and market launch. This study presents the development of a semi-trailer to transport chopped sugar cane, with the purpose of exemplify and put on practice the tools which are studied and their uses applied in the product concerned. The field tests were instrumented with strain gage sensors to collect data on tension levels for later comparison to numerical analysis. This way, it is expected to have reliable data as the product will operate in a plant following through real work situations during these experimental tests. Finally, considering the results of product performance - road train semi-trailer to transport chopped sugar cane - can be identified in this study that the use of a method of reference to product development, supported by structural analysis tools, and instrumented field tests are reliable and extremely useful to the professional activities of design and manufacturing engineering. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Product project | en |
dc.subject | Desenvolvimento de produto | pt_BR |
dc.subject | Reboque automotivo | pt_BR |
dc.subject | Mobility engineering | en |
dc.subject | Road implements | en |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Conceptual project | en |
dc.subject | Numerical structural analysis | en |
dc.subject | Experimental test | en |
dc.title | Desenvolvimento de projetos de semi-reboques canavieiros | pt_BR |
dc.title.alternative | Design development of sugar cane crop semi-trailers | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000730347 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Engenharias (7412)Engenharia Mecânica (826)