Conflito organizacional na perspectiva gerencialista : uma análise das revistas populares de negócios
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2018Author
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Abstract in Portuguese
Este trabalho buscou compreender o modo com que as revistas populares de negócios abordam o tema conflito dentro das organizações. Assim, propôs-se a entender os efeitos que esta abordagem pode causar na formação do administrador e nas relações de trabalho dominantes a quem ela favorece. No intuito de permitir tal entendimento é feita uma revisão sobre o modelo de gestão predominante na sociedade – o gerencialismo, que pode ser entendido como, métodos e ações desenfreadas nas organizações, para ...
Este trabalho buscou compreender o modo com que as revistas populares de negócios abordam o tema conflito dentro das organizações. Assim, propôs-se a entender os efeitos que esta abordagem pode causar na formação do administrador e nas relações de trabalho dominantes a quem ela favorece. No intuito de permitir tal entendimento é feita uma revisão sobre o modelo de gestão predominante na sociedade – o gerencialismo, que pode ser entendido como, métodos e ações desenfreadas nas organizações, para atingir somente melhores resultados econômicos. A cultura gerencialista é disseminada pela mídia do mainstream, que a serviço de uma política cognitiva difunde seu conteúdo a fim de perpetuar tal lógica dominante. O conteúdo divulgado por esses canais de comunicação mostra-se superficial e perigoso, colocando em risco as relações de trabalho. O conflito organizacional aqui estudado é considerado como inerente às relações humanas e compreendido pela literatura funcionalista dominante como positivo para as organizações em termos econômicos. Entretanto, essa forma de abordar o conflito, considera apenas o que é relacionado às tarefas, excluindo tudo o que envolva questões subjetivas e relacionadas aos indivíduos. A partir disto, na intenção de atingir os objetivos propostos, foram examinadas em uma pesquisa documental, três das principais revistas populares de negócios do cenário nacional: Revista Exame, Revista Harvard Business Review Brasil e Revista Você S/A, cujos dados foram analisados por uma técnica de análise de discurso. Os dados foram enquadrados em três categorias, sendo elas: modo de abordar o conflito; existência de estratégias de legitimação do conteúdo e o enfoque, seja na produtividade ou no indivíduo. Como principais resultados, destaca-se que as revistas populares de negócios abordam o tema conflito de maneira gerencialista e superficial. Gerencial, pois entendem o conflito como uma oportunidade para prover melhores resultados organizacionais, com foco estritamente na produtividade das organizações e o desempenho econômico que o empregado possa gerar. O modo superficial é atribuído à condição de abordar o conflito apenas do ponto de vista das organizações, omitindo a existência de conflitos como uma possibilidade do trabalhador manifestar-se contra a dominação exercida pelas organizações. Além disso, ao retratar os conflitos, são utilizados artifícios da mídia mainstream que tornam os textos perigosos, como agentes legitimadores e receitas prontas para lidar com as situações. Em suma, o modo com que as revistas populares de negócios abordam o conflito nas organizações provoca a precarização das relações de trabalho. ...
Abstract
This paper sought to understand the way that popular business magazines address the issue of conflict within organizations. Therefore, it was proposed to understand the effects that this approach can cause in the administrator training and in the dominant working relations to whom it favors. In order to allow such understanding, a review of the predominant management model in today's society is made - the managerialism, that can be understood as unbridled methods and actions in organizations to ...
This paper sought to understand the way that popular business magazines address the issue of conflict within organizations. Therefore, it was proposed to understand the effects that this approach can cause in the administrator training and in the dominant working relations to whom it favors. In order to allow such understanding, a review of the predominant management model in today's society is made - the managerialism, that can be understood as unbridled methods and actions in organizations to achieve only the best economic results. The managerialist culture is spread by mainstream media, that diffuses its content in service of a cognitive policy in order to perpetuate such dominant logic. The content disclosed by these communication channels is superficial and dangerous, putting the working relations at risk. The organizational conflict studied here is considered inherent to human relations and understood by dominant functionalist literature as positive for organizations in economic terms. However, this approach to conflict only considers what is related to tasks, excluding everything involving subjective and individual-related issues. Starting from this, on the intent to achieve the proposed goals, three of the main popular business magazines of the national scenario were studied: Exame Magazine, Harvard Business Review Brasil Magazine and Você S/A magazine, whose data were analyzed by a discourse analysis technique. As main results, it is highlighted that popular business magazines approach the conflict issue in a managerial and superficial way. Managerial, because they understand the conflict as an opportunity to provide better organizational results, focusing strictly on the productivity of organizations and on the economic performance that can be generated by the employee. The superficial way, because it shows conflict only in the organizations point of view, omitting the existence of conflicts as a possibility for the worker to express himself against the domination exerted by organizations. Beyond that, mainstream media artifices are used to portray the conflicts, making the texts dangerous, as legitimate agents and ready recipes to deal with conflictual situations. In short, the way that popular business magazines approach conflict in organizations leads to the precariousness of working relations. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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