A influência do ambiente organizacional no desempenho do designer gráfico nas agências de publicidade
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organ ...
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o ambiente organizacional interfere na qualidade do trabalho e no desempenho do designer gráfico que trabalha em agências de publicidade. Existem fatores que podem facilitar ou dificultar o processo criativo desses profissionais. Para o exame, foram adotadas três macrocategorias, previamente definidas, considerando os objetivos do estudo. São elas: as atividades desenvolvidas pelo designer gráfico nas agências pesquisadas; o ambiente organizacional a partir da ótica dos pesquisados; e as ações relacionadas ao ambiente organizacional que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. Para desenvolver este estudo qualitativo, utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado, elaborado a partir dos objetivos específicos e do referencial teórico. Participaram do estudo oito profissionais que trabalham em agências de publicidade como designers gráficos. Realizada a análise das entrevistas, foi constatado que tanto o ambiente físico, quanto o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia influenciam a qualidade e o desempenho do designer, pois são fatores que inibem ou influenciam a criatividade desses profissionais. Destacou-se em segundo plano o sentimento de falta de autonomia na decisão das peças e campanhas. Ainda, com essas constatações, foram desenvolvidas sugestões de ações que oportunizem o processo de criação do designer gráfico. ...
Abstract
The purpose of following paper is to understand how the organizational environment interferes in the quality and in the performance of a graphic designer working in publicity agencies. Three macrocategories, previously defined, were established for the exam, considering the goals of the study. They are: the activities developed by the graphic designer in the agencies; the organizational environment by the point of view of the subjects; and the actions related to the organizational environment t ...
The purpose of following paper is to understand how the organizational environment interferes in the quality and in the performance of a graphic designer working in publicity agencies. Three macrocategories, previously defined, were established for the exam, considering the goals of the study. They are: the activities developed by the graphic designer in the agencies; the organizational environment by the point of view of the subjects; and the actions related to the organizational environment that may opportunize the creation process of the graphic designer. There are factors that may favor or hamper the creative process of those professionals. In order to develop this study, a technique of dada collection was used, through interviews based on a semi structured script, written upon the specific goals and of the theoretical reference. Eight professionals that work in publicity agencies as graphic designers participated of the study. Do to the analysis of the interviews, it was found that the physical environment, as well as the relationship with the coworkers and with the boss, influence the quality and the performance of the designer, because those are factors that hamper or influence the creativity of the professionals. In a second place, drew attention the feeling of lack of autonomy to make decisions about pieces and campaigns. Besides, with those findings, suggestions for actions were developed, that can opportunize the creation process of the graphic designer. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License