Plano de desenvolvimento individual e autogestão de carreira dos estagiários de uma instituição financeira
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho teve como objetivo identificar e analisar qual o impacto que o plano de desenvolvimento individual, utilizado no departamento de uma grande instituição financeira, causa na autogestão da carreira dos estagiários – ativos e inativos (no período de até um ano no setor). Para tal, foi necessário descrever o plano de desenvolvimento individual utilizado pelo departamento, analisar qual a percepção dos estagiários sobre o significado de carreira no desenvolvimento profissional, identifica ...
O trabalho teve como objetivo identificar e analisar qual o impacto que o plano de desenvolvimento individual, utilizado no departamento de uma grande instituição financeira, causa na autogestão da carreira dos estagiários – ativos e inativos (no período de até um ano no setor). Para tal, foi necessário descrever o plano de desenvolvimento individual utilizado pelo departamento, analisar qual a percepção dos estagiários sobre o significado de carreira no desenvolvimento profissional, identificar qual a percepção desses estagiários acerca do PDI utilizado pela empresa e propor ações de melhorias, que eles julgam necessárias, no atual plano aplicado pelo departamento. O método utilizado nesse estudo foi o qualitativo e a técnica de coleta de dados foi a realização de entrevistas em profundidade com seis estagiários. De forma geral, pode-se constatar que o PDI é uma ferramenta utilizada para auxiliar no desenvolvimento das competências adotadas pela organização; que essas competências são definidas a partir de uma reunião de feedback do estagiário com o gestor do departamento e que passa por uma reavaliação a cada seis meses. Nesse item, tomou-se conhecimento de que nem todos os estagiários tiveram a oportunidade de elaborar o plano – mesmo que já estivessem em processo de promoção dentro da empresa. Constatou-se que, para alguns dos pesquisados, carreira é o histórico profissional e pessoal que o indivíduo coleciona durante sua vida. Entretanto, não houve consenso nesse sentido, pois, em contraponto, houve quem visse carreira apenas como o percurso que o profissional trilha dentro de uma única organização. A autogestão emergiu como sinônimo de protagonismo. Em relação a percepção a respeito do plano de desenvolvimento individual aplicado pelo departamento, as constatações variaram. Em síntese, o PDI é percebido como ferramenta para auxiliar na autogestão da carreira, para proporcionar uma troca de experiência com um profissional mais experiente no mercado (gestor), e para o indivíduo se reconhecer como profissional. Por fim, a análise dos dados permitiu constatar que a maior parte dos pesquisados considera que houve um impacto significativo do PDI na autogestão de suas carreiras, entretanto foi mencionado que são necessários alguns ajustes no plano. As sugestões de melhorias foram: acrescentar no método de avaliação uma análise 360°, desenhar um plano de ação mais elaborado, pois o atual propõe apenas que sejam ditas as ações que serão realizadas pelo indivíduo para desenvolver a competência mencionada, sem dar prazos e procedimentos de como serão feitas, por exemplo; e ter a presença e colaboração mais atuante do gestor do departamento, pois houve sinalizações sobre os liderados sentirem falta do líder durante o processo de desenvolvimento. ...
Abstract
This assignment aimed to identify and analyze what is the impact that the individual development plan, used in the Department of a large financial institution, cause on the career self-management of interns – active and inactive (in the period up to one year in the sector). It was necessary to describe the individual development plan used by the Department, analyze what was the interns' perception about the meaning of career in professional development, identify what was the perception of these ...
This assignment aimed to identify and analyze what is the impact that the individual development plan, used in the Department of a large financial institution, cause on the career self-management of interns – active and inactive (in the period up to one year in the sector). It was necessary to describe the individual development plan used by the Department, analyze what was the interns' perception about the meaning of career in professional development, identify what was the perception of these interns about the PDI used by the company and propose improvement actions, which they judge necessary, in the current plan applied by the Department. The method used in this study was qualitative and the data collection technique was conducting in-depth interviews with six interns. In general, it can be seen that the PDI is a tool used to assist in the development of competence adopted by the Organization; these competences are defined from an intern feedback meeting with the Manager of the Department and it undergo for a reappraisal every six months. In this item, it is aware that not all of the interns had the opportunity to draw up the plan-even if they were already in the process of promotion within the company. It was noted that, for some of the respondents, career is the professional and personal history that the individual collects during life. However, there was no consensus in this regard because, in counterpoint, it happened to see the career just as the route that the professional track within a single organization. The self-management emerged as synonymous with the role. Regarding the perception about the individual development plan implemented by the Department, the findings varied. In summary, the PDI is perceived as a tool to assist in self-management career, to provide an exchange of experience with a more experienced professional (Manager), for the individual to recognized himself as a professional. Finally, the analysis of the data has shown that most respondents consider that there was a significant impact of the PDI in self-management of their careers, however it was mentioned that some adjustments are necessary in the plan. The suggestions for improvement were: add in the method of assessing a 360° analysis, draw a more elaborate action plan, as the current proposes only to be told the actions which will be performed by the individual to develop the competency mentioned, without deadlines and procedures for how they will be made, for example; and to have the presence and active collaboration of the department manager, because there were warnings about the lack of a leader-led feel during the development process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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