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dc.contributor.advisorMastroberti, Paulapt_BR
dc.contributor.authorFarret, Clara Trevisanpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-21T02:43:04Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184874pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo realizar um ensaio teórico relacionando o espaço escolar com os conceitos de lugar e território, também propondo uma reflexão sobre como a arte pode operar na constituição de representações não hegemônicas da escola. São buscados aportes conceituais que, em diálogo com a experiência de estágio docente curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais, sustentem a importância política dos relatos que partem da comunidade escolar como uma forma de identificação e fortalecimento de um território escolar vivenciado e resistente. É abordado o trabalho de educação em artes como uma possibilidade de romper com formas hegemônicas e homogêneas de representar a escola, criando formas poéticas de subversão a imposições representativas provenientes de macropolíticas externas, e de realce do cotidiano escolar como ambiente de micropolíticas ativas e de relevância subjetiva.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectOcupações secundaristaspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleErrâncias piratas : lugares, territórios e poéticas do espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001081494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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