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dc.contributor.advisorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.contributor.authorSouza, Erivelto Fioresi dept_BR
dc.date.accessioned2018-11-21T02:42:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184857pt_BR
dc.description.abstractO fenômeno da globalização provocou maior integração entre as nações influenciando o fluxo de comércio e de capitais de forma a intensificá-los. Nesse contexto, os portos figuram como importantes elementos de desenvolvimento econômico do país por serem as principais portas de entrada e saída do fluxo do comércio internacional, tornando-se estratégicos para o crescimento econômico local. Dessa forma, torna-se importante para o setor que os portos sejam eficientes e competitivos, seja nos aspectos das operações portuárias como nos custos das operações. Isso porque as tarifas portuárias, juntamente com outros fatores operacionais e geográficos, são fundamentais no processo de escolha do porto pelos seus clientes. Apesar disso, pouco se tem pesquisado acerca do desempenho econômico-financeiro dos portos e seus impactos no custo das operações portuárias, levando a processos de tomada de decisão sem boas bases de informação a respeito da economicidade das operações, como por exemplo, as decisões de formação das tarifas portuárias. Adicionalmente, isso dificulta a tomada de decisões sobre os processos e melhoria contínua como forma de melhorar o posicionamento competitivo. Este trabalho apresenta a proposição de um modelo de gestão econômico-financeira para portos, apoiado nas estruturas conceituais existentes na literatura e aplicado em uma Autoridade Portuária. O modelo é composto de quatro fases com base no conceito do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act): i) planejamento (Plan) – onde acontece o alinhamento dos objetivos com o Plano Mestre do porto; ii) desenvolvimento (Do) – onde é realizada a estratificação do porto em processos que são analisados e avaliados em sua economicidade pela implementação de um modelo de custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing); iii) controle (Check) – onde são construídos indicadores para controle e avaliação dos processos e; iv) avaliação (Act) – onde as informações geradas são avaliadas para tomada de decisão e possibilitam a revista ao modelo para uma revisão se necessário. Esse modelo foi aplicado parcialmente em uma Autoridade Portuária, sendo implementadas a primeira e a segunda fase, em função do tempo disponível e necessidades específicas da organização. Durante a aplicação foi possível analisar e avaliar os processos portuários do porto em estudo, identificando as potenciais oportunidades de melhoria capazes de reduzir os custos das operações e a possibilidade de implementar processos mais eficazes, contribuindo assim, no posicionamento competitivo do porto.pt
dc.description.abstractThe globalization phenomenon boosted to greater integration among nations and intensified flow of trade and capitals. In this context, ports appear as country’s important economic development elements because they are main gateways for international trade flow, becoming strategic for local economic growth. Thus, it is important for the sector that ports be efficient and competitive, both in the aspects of port operations and the operations costs. That is because the ports tariffs, along with other operational and geographic features, are fundamental to clients in the process of choosing a port. Despite this, there is little research about the ports’ economic-financial performance and its impact in port operation costs, leading to decisions-making without information about operation cost-benefit ratio, for example, the establishment port tariffs. Additionally, this makes decision-making difficult considering the process and the continuous improvement as ways to competitiveness improve. This research shows an economic-financial management model proposition to the ports, based on the literature conceptual structures and applied a Port Authority. The model is composed of four phases according to the PDCA cycle (Plan-Do-Check-Act): i) planning (Plan) — where the goals are aligned to the Port Master Plan; ii) development — where the processes are stratified, analyzed and assessed of cost-benefit ratio by an Activity-Based Costing model; iii) control (Check) — where indicators to control and to assess of the processes are created and; iv) assess (Act) — where the information is assessed to decision-making enabling us to review the model. The model was partially applied a Port Authority and had the first and second phases implemented, given the time availability and the organization specific needs. During the application, it was possible to analyze and evaluate the port processes identifying potential opportunities for improvement capable of reducing the costs of operations and the possibility of implementing more efficient processes in the competitive positioning of the port.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectPort managementen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectManagement costsen
dc.subjectGestão de custospt_BR
dc.subjectPort costsen
dc.titleProposta de modelo gerencial de custos aplicável a portospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001079930pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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